Título do Atlético-PR coloca Chapecoense na Sul-Americana em 2019

O Verdão do Oeste vai em busca do bicampeonato na próxima temporada

por Agência Futebol Interior

Chapecó, SC, 13 (AFI) - A Chapecoense vai poder ir buscar o bicampeonato da Sul-Americana em 2019. Graças ao título do Atlético-PR sobre o Junior Barranquilla-COL na última quarta-feira, o Verdão do Oeste herdou a vaga do Furacão - vai disputar a Copa Libertadores - e está garantindo na competição internacional.

As vagas para a Sul-Americana através do Brasileirão iriam até o 13º colocado - o Corinthians - e a Chapecoense terminou em 14º lugar. Mas, como o Atlético-PR, que ficou em sétimo, garantiu presença na Libertadores ao conquistar o título da Sul-Americana neste ano, abriu uma vaga e ela "caiu no colo" do Verdão do Oeste. Ganhe você também os melhores bônus do Brasil.

A Chapecoense conseguiu vaga na Sul-Americana com o título do Atlético-PR
A Chapecoense conseguiu vaga na Sul-Americana com o título do Atlético-PR

A competição traz boas e más lembranças ao clube catarinense. Após fazer sua estreia internacional em 2015, a Chapecoense ficaria com o título em 2016 por conta de uma trajédia. Durante a viagem para a Colômbia, onde disputaria o primeiro jogo da final contra o Atlético Nacional-COL, o avião com toda a delegação caiu e apenas três jogadores sobreviveram: o goleiro Jackson Follmann, o zagueiro Neto e o lateral Alan Ruschel.

Em solidariedade, o Atlético Nacional-COL abriu mão de disputar a final e pediu para que a Conmebol desse o título à Chapecoense. E foi o que aconteceu. No ano passado, o Verdão do Oeste não conseguiu repetir a campanha histórica e foi eliminado nas oitavas de final para o Flamengo.

Com a vaga garantida na Sul-Americana, a Chapecoense vai em busca de mais reforços, já que tem uma competição a mais no calendário de 2019. A diretoria espera manter 50% do elenco que disputou o último Brasileirão.