Estadual do Nordeste pode retornar apenas na segunda quinzena de julho. Entenda!

Campeonato Cearense deve retornar no dia 20 do próximo mês, mas depende do Governo do Estado do Ceará

por Rivail Oliveira

Fortaleza, CE, 27 (AFI) - Em reunião virtual realizada com os representantes dos clubes, a Federação Cearense de Futebol, através do presidente, Mauro Carmélio, e do vice-presidente, Eudes Bringel, discutiu a volta do Campeonato Cearense após a pandemia de covid 19, que paralisou atividades na primeira quinzena de março.

A previsão para a volta do Estadual é dia 20 de julho mas dependerá ainda da liberação do Governo do Estado. Segundo a entidade, o retorno das atividades será com segurança e sempre visando a integridade física de todos, respeitando as recomendações do Governo do Estado do Ceará.

O presidente destacou a a responsabilidade e os devidos cuidados neste momento de pandemia, além de proporcionar vistorias nos locais de jogos, pois necessitaram alinhar todas as medidas segurança. A competição passará por três fases: I) Será feito planejamento, protocolo e organização da competição; II) Realização dos treinos; III) Realização das partidas oficiais.

"Sobre a informação do retorno de jogos de futebol para 6 de julho, isso não está, sequer, sendo considerado pelo Estado. Não procede. O mesmo vale para datas divulgadas de retorno de aulas presenciais. Não há nenhuma data definida. Tudo será feito com critério e responsabilidade", declarou o governador Camilo Santana.

Camilo Santana
Camilo Santana
COMO ESTÁ?
Com Fortaleza e Ceará já treinando e o Ferroviário sinalizando volta nesta semana, restam agora as demais equipes voltarem às atividades, desde que obedeçam aos protocolos de segurança estipulado pelas autoridades. Para isso, nesta segunda-feira, 22, a FCF inicia os testes em Barbalha, Caucaia, Atlético, Ferroviário, Guarany e Pacajus.

O plano de retomada do futebol cearense, da Federação Cearense de Futebol, segundo a entidade está seguindo o protocolo que foi acertado com os oito clubes. Os testes do tipo RT-PCR, para a detecção do vírus, foram adquiridos pela Federação e serão feitos conforme cronograma apresentado por cada clube.

Além deles, a arbitragem e os funcionários da mentora também participarão da coleta. Segundo a Federação, aplicações, análise e emissão do laudo serão realizadas pelo laboratório. Os resultados sairão em até 48h após a coleta do material. A FCF estará presente em todas as etapas do procedimento, por meio da sua comissão médica.

MOMENTO
Restam mais sete jogos da segunda fase, além das semifinais e finais do Cearense. Ferróviário, com 13 pontos, Fortaleza, com 12, e Ceará, com 11, já estão classificados ao mata-mata. Com 10, o Guarany está muito próximo da vaga.

CATEGORIAS DE BASE
A reunião tratou ainda do Campeonato Cearense Sub-17, que deve contar com 16 clubes. Segundo a Federação, neste reinício de treinos e jogos, todas as equipes necessitaram trabalhar com novo planejamento e organização - haverá protocolos a serem seguidos para a volta dos jogos e treinos.