Cearense: Bola para no meio de semana e só volta sábado com dois jogos

No últimos final de semana, ocorreram dois jogos, ainda pela quarta rodada, Ceará 1 a 0 no Caucaia e Atlético 3 a 0 no Barbalha

por Rivail Oliveira

Fortaleza, CE, 25 (AFI) - O Campeonato Cearense não tem jogos neste meio de semana, enquanto as atenções dos cearenses ficam voltadas para os jogos, desta quarta-feira, entre Ceará x Botafogo/PB,pela quinta rodada da Copa do Nordeste, e da quinta-feira no Castelão entre Fortaleza x Independiente, pela Copa Sul Americana.

Pelo estadual, a bola só volta a rolar no certame alencarino no próximo final de semana, sábado, dia 29 de janeiro, com duas partidas, ambas 16h, no Presidente Vargas, Ceará x Guarany e no mesmo horário, em Pacajus, no Estádio João Ronaldo, Pacajus x Caucaia, às 16h.As partidas do certame alencarino serão válidas pela quinta rodada. No últimos final de semana, ocorreram dois jogos, ainda pela quarta rodada, Ceará 1 a 0 no Caucaia e Atlético 3 a 0 no Barbalha.

A liderança é do Guarany de Sobral, com nove pontos em quatro jogos; o Vozão é o vice líder com sete pontos em três jogos, mesma pontuação do Ferroviário, mas que tem quatro partidas. O Fortaleza vem em quarto lugar com seis pontos em dois jogos. O Atlético, tem seis pontos em quatro jogos e está em quinto lugar. Com três pontos, vêm, Barbalha e Pacajus; o lanterna é o Caucaia, que ainda não pontuou.

Bola para no meio de semana no Cearense e só volta sábado com dois jogos
Bola para no meio de semana no Cearense e só volta sábado com dois jogos
SEGUNDONA E SUB 17
A FCF divulgou a tabela inicial (sem datas) do Campeonato Cearense da Segunda Dvisão de 2020. Confira os jogos da rodada: Crato x Campo Grande, Icasa x Pacatuba, Iguatu x Uniao, Maranguape x Itapipoca e Tiradentes x Guarani de Juazeiro.. Sobem neste ano dois times para a primeira divisão de 2021.

A competição terá dez 10 equipes, sendo duas equipes que cairam da série A de 2019, Iguatu e Guarani de Juazeiro; além de Crato, Maranguape, Campo Grande, Tiradentes, Icasa e União, remanescentes de de 2019 e ainda Pacatuba e Itapipoca, que ascenderam da Série C 2019 .A primeira rodada da competição terá início no dia 18 ou 19 de abril. O encerramento da primeira fase está previsto para o dia 13 ou 14 de junho.

A diretoria de competições da Federação Cearense realiza o Conselho Técnico do Campeonato Cearense Sub-17, na próxima sexta-feira (28), às 15h, na sede da FCF. Um total de 16 clubes estão confirmados nesta edição do certame: Atlético, Anjos do Céu, Ceará, Estação, FC Atlético, Ferroviário, Floresta, Fortaleza, Horizonte, Juazeiro, Juventus, Rio Branco, Santa Cruz, São Gonçalo, Tiradentes e União.

REGULAMENTO DO ESTADUAL
O regulamento do Campeonato Cearense de 2020 é o mesmo da temporada passada. Na primeira fase, já encerrada, oito times se enfrentaram em turno único e os seis primeiros colocados avançaram para a sequência; Floresta e Horizonte acabaram rebaixados para a segunda divisão de 2020.

Nesta segunda fase, oito times – seis classificados da primeira fase, mais o Ceará e Fortaleza se enfrentam também em turno único. Os quatro primeiros avançam para as semifinais. Segundo o regulamento, Em caso de igualdade na pontuação entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate são os seguintes, nesta ordem: mais vitórias; melhor saldo de gols; mais gols pró; confronto direto; sorteio.

Nas semifinais e final, o Cearense será disputado em sistema “mata-mata” com jogos de ida e volta. Em caso de igualdade na pontuação, os critérios de desempate serão basicamente os mesmos: - melhor saldo de gols no confronto; - melhor campanha na segunda fase - para a final conta também a campanha da semifinal.