Ceará fará ação em alusão ao Setembro Amarelo na partida contra o Vitória

Iniciativa faz parte da campanha brasileira de prevenção ao suicídio

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 14 (AFI) - No próximo sábado, na partida contra o Vitória, às 16 horas, na Arena Castelão, o Ceará se juntará à campanha Setembro Amarelo, iniciativa chancelada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que visa a prevenção do suicídio.

Durante todo o mês de setembro, entidades se unem em ativações que alertam para os cuidados com distúrbios emocionais, pondo em evidência debates sobre o tema, e a importância dessa discussão aberta e livre de preconceitos.

No jogo contra o Vitória, o goleiro Everson usará a camisa 188, número do atendimento via telefone de forma gratuita para pessoas que buscam ajuda e apoio emocional. Além disso, os atletas de linha, comissão técnica e staff operacional do clube terão laços amarelos nos uniformes em menção à campanha.

Everson usará camisa amarela no duelo contra Vitória - Fernando Ferreira/cearasc.com
Everson usará camisa amarela no duelo contra Vitória

BELA AÇÃO!
A psicóloga Elenita de Castro explica que “a partir do momento em que deixamos a população mais consciente, empática e informada sobre a prevenção do suicídio, constrói-se uma rede de apoio para essas pessoas”.

Elenita ainda esclarece que o real foco da campanha Setembro Amarelo não é alcançar quem tenta o suicídio, e sim a quem está ao redor, para que todas essas pessoas possam ampliar essa rede de apoio.

"Dialogar sobre a prevenção ao suicídio não é uma tarefa que deveria ficar restrita aos psicólogos, assistentes sociais e médicos. A pessoa ao seu lado pode não ter a chance de buscar ajuda especializada a tempo. Nem todos aqueles que precisam de ajuda serão pacientes, mas, certamente, são filhos, amigos, irmãos e colegas de trabalho”, ponderou a psicóloga.

 
 
" />