Série C: Caxias comemora 35 anos da inauguração de seu estádio

Nestes 35 anos de história, a casa grená foi palco de jogos memoráveis.

por Agência Futebol Interior

Caxias do Sul, RS, 12 (AFI) - Nesta segunda-feira, dia 12 de setembro de 2011, o Estádio Francisco Stedile (Centenário) completa exatos 35 anos de sua inauguração. No mesmo dia do ano de 1976, o Caxias era fundado como sendo uma das maiores agremiações do país, tendo sua participação confirmada na disputa do Campeonato Brasileiro da primeira divisão. (Crédito foto: Julio Soares).

E a partida frente ao Internacional, vencida pelo placar de 2 a 1, com gols de Osmar e Bebeto, marcou o início de uma nova fase do clube anteriormente conhecido como Grêmio Esportivo Flamengo e ainda Associação Caxias de Futebol, antes de se consolidar o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul.

Ainda no dia 15 de setembro de 1976, houve a inauguração dos refletores no jogo frente ao Palmeiras, que terminou empatado sem gols. Essa partida marcou até hoje um dos maiores públicos em um jogo de futebol na cidade de Caxias do Sul, aproximadamente 30 mil torcedores.

A construção do Estádio Centenário foi concluída em tempo recorde de sete meses no mesmo local onde ficava a Baixada Rubra, capitaneada pelo então presidente e hoje patrono do clube, Francisco Stedile. Atualmente, tem capacidade total para 30.822 espectadores, o que o constitui como sendo o maior Estádio particular do Interior do Estado.

A sua estrutura é compreendida por arquibancadas, cadeiras, camarotes, mezaninos e cabines de imprensa. Há local para estacionamento e inúmeras salas, utilizadas para atividades do clube. Além disso, com a gestão do atual presidente Osvaldo Voges, todas as instalações foram reformadas e ampliadas desde 2007, com a formação do refeitório, salas com aparelhos para musculação, alojamentos e sala de aula para as categorias de base.

Nestes 35 anos de história, a casa grená foi palco de jogos memoráveis para toda a torcida como a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio na primeira partida da final do Campeonato Gaúcho de 2000, que encaminhou o maior título da história do clube. Também a vitória espetacular por 4 a 3 sobre o Paysandu de virada após estar perdendo por 3 gols de diferença, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B, em 2001, na campanha que quase culminou com o acesso à elite do futebol nacional.

Outra virada histórica aconteceu na partida válida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 1999. A S.E.R. Caxias estava perdendo por 2 a 0 para o Cruzeiro e foi buscar a virada no placar. Na edição de 2009 do Gauchão aconteceu a maior vitória no confronto contra o Grêmio em todos os tempos, triunfo de 4 a 0, sob o comando do atual técnico Argel Fucks.

O processo de revitalização do complexo do Estádio Centenário, com a mudança em seu entorno e a aplicação de cobertura está em planejamento, para seguir proporcionando conforto para a torcida grená. A preocupação com a modernidade foi recompensada com a visita para a vistoria de representantes da FIFA no mês de junho deste ano, para que a cidade de Caxias do Sul, e o Estádio Centenário, se tornem um Centro de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.