Avaí, Chapecoense e Figueirense pintam a década do Catarinense com título triplo

Além do trio, apenas o Criciúma deu a volta olímpica no estado de 2010 para cá

por Agência Futebol Interior

Florianópolis, SC, 20 (AFI) - O título do Campeonato Catarinense está aberto. O Estadual está paralisado por causa da pandemia do coronavírus. Se a década de 2020 está apenas no começo, o período passado teve amplo domínio de Avaí, Chapecoense e Figueirense que ganharam três títulos cada. O outro ficou com o Criciúma.

O Portal Futebol Interior não para mesmo na quarentena e no home office. De máscara e luva, os redatores do Portal FI trazem os últimos campeões do Campeonato Catarinense.

CONFIRA OS CAMPEÕES DO CATARINENSE NA ÚLTIMA DÉCADA:

AVAÍ (2019)

O Avaí pe o atual campeão do Campeonato Catarinense. O Leão rugiu alto na primeira fase, quando foi líder geral, e também no mata-mata, quando passou pelo Criciúma e levantou o troféu em cima da Chapecoense. As duas vitórias foram nos pênaltis. A campanha do 17º título registrou 12 vitórias, cinco empates e três derrotas. Aproveitamento de 68,3%.

Avaí é o atual campeão. (Foto: Frederico Tadeu / Avaí)
Avaí é o atual campeão. (Foto: Frederico Tadeu / Avaí)
FIGUEIRENSE (2018)

O Figueirense foi campeão pela 18ª vez em 2018. O Alvinegro alcançou 11 triunfos, seis igualdades e sofreu só dois tropeços. Desempenho de 68,4%. Vice-líder no geral, o Figueirense foi campeão em cima da Chapecoense. A final em partida única ocorreu na Arena Condá, em Chapecó, e o Figueira venceu por 2 a 0. Gols de Gustavo Ferrareis e Maikon Leite. O clube da capital evitou o tri da Chapecoense.

CHAPECOENSE (2017)

A Chapecoense foi bicampeão em 2017 e chegou a seis títulos catarinenses. Para decidir a final, a Chape precisou vencer o returno, uma vez que o turno foi ganho pelo Avaí. A melhor campanha no geral fez com que o clube de Chapecó fosse campeão mesmo com dois resultados iguais - uma derrota por 1 a 0 e uma vitória pelo mesmo placar. A campanha foi de 13 vitórias, três empates e quatro derrotas (70%).

CHAPECOENSE (2016)
A Chapecoense foi a grande campeão da edição 2016 do Estadual de Santa Catarina. A caminhada até o título teve 12 vitórias, cinco empates e três derrotas. Aproveitamento de 68,3%. A final foi de clubes do interior. Se a Chape levou o turno, o Joinville ficou com o returno. Após vencer fora (1 a 0), o Verdão segurou o Tricolor em casa (1 a 1).

Três títulos e um bi. (Foto: Sirli Freitas / Chapecoense)
Três títulos e um bi. (Foto: Sirli Freitas / Chapecoense)
FIGUEIRENSE (2015)

O campeão do Campeonato Catarinense de 2015 só foi definido nos tribunais. O Joinville, em campo, somou 23 pontos, mas perdeu quatro por ter escalado, de forma irregular, o lateral-direito André Krobel. Com isso, o Figueirense foi o líder do hexagonal com 21 pontos. Com a vantagem do empate, o Figueira se sagrou campeão com dois 0 a 0. O título, porém, só pôde ser comemorado com a chancela do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e por unanimidade (6 a 0).

FIGUEIRENSE (2014)

O Figueirense ganhou seu primeiro título na década em 2014. A conquista foi em cima do Joinville e fez valer a melhor campanha do quadrangular. Na final, uma vitória para cada por 2 a 1. Em 17 jogos, o Figueira chegou ao lugar mais alto do pódio com oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 56,9%.

Figueirense já teve título no STJD. (Foto: Divulgação)
Figueirense já teve título no STJD. (Foto: Divulgação)
CRICIÚMA (2013)

O Criciúma, na década, foi o único que conseguiu parar Avaí, Chapecoense e Figueirense. O Tigre rugiu alto para encerrar longo tabu. A última conquista havia sido em 2005. A campanha do título foi de dez triunfos, cinco igualdades e sete derrotas. Desempenho de 53%. O Criciúma foi campeão em cima da Chapecoense.

AVAÍ (2012)
O título de 2012 teve um sabor especial para o Avaí. Afinal, foi ganho em cima do eterno rival Figueirense e com vitória em pleno Orlando Scarpelli por 2 a 1. Na ida, o Leão já havia abocanhado o adversário por 3 a 0. Essas duas vitórias se juntaram a outras 11, além de três empates e seis derrotas (63,6%).

CHAPECOENSE (2011)
A Chapecoense, em 2011, foi eliminada na semifinal do turno pelo Criciúma. Mas o mundo da bola dá voltas. A Chape faturou o título do returno ao superar o Avaí. Na decisão do Catarinense, o clube de Chapecó se vingou do Criciúma. É verdade que o Tigre venceu, por 1 a 0, em casa, na ida, mas a Chapecoense devolveu o resultado e, por ter melhor campanha, flechou geral.

AVAÍ (2010)
A década no Campeonato Catarinense foi aberta com o título do Avaí. Campeão do returno ao superar o Figueirense, o Leão faturou o Estadual em cima do Joinville e com duas vitórias. O Avaí venceu em Joinville por 3 a 1 e na Ressacada por 2 a 0. Roberto e Davi foram os destaques com gols nos dois duelos.