Nesta edição, o Campeonato Catarinense será disputado em duas fases. A primeira fase, será disputada por 10 clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, e os quatro clubes com a maior pontuação, disputarão a semifinal do campeonato, todos em partida única.

A final será disputada entre os dois vencedores da semifinal, que jogarão entre si, um único jogo, sendo mandante da única partida, o clube que obtiver a melhor campanha em todo o campeonato, cujo vencedor da disputa será considerado o campeão da competição. Se o jogo terminar empatado, para se conhecer o vencedor da disputa, haverá a disputa de pênaltis, na forma estabelecida pela International Board.

Ao final da competição, os 3 primeiros times se classificarão à Copa do Brasil de 2020, os três melhores colocados que não disputam alguma divisão do Campeonato Brasileiro garantirão uma vaga na Série D de 2020, e os dois últimos serão rebaixados para a Série B de 2020.

Critérios de desempate

Em caso de empate por pontos entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate são aplicados na seguinte ordem:

Número de vitórias;
Saldo de gols;
Gols pró;
Confronto direto;
Menor número de cartões vermelhos;
Menor número de cartões amarelos;
Sorteio.

Com relação ao quarto critério (confronto direto), considera-se o resultado dos jogos somados, ou seja, o resultado de 180 minutos. Permanecendo o empate, o desempate se dará pelo maior número de gols marcados no campo do adversário. O quarto critério não será considerado no caso de empate entre mais de dois clubes.