CARIOCA: Atual campeão, Flamengo abre o Estadual em 2021 recheado de garotos

Na noite desta terça-feira, Flamengo e Nova Iguaçu se enfrentam no Maracanã

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 02 (AFI) - Na noite desta terça-feira (02), o atual campeão Flamengo abre a primeira rodada do Campeonato Carioca, diante do Nova Iguaçu, no Maracanã, pela temporada 2021.

O Mengão, ainda em uma "boa ressaca" após o título do Campeonato Brasileiro, mandará a campo um time recheado de garotos.

MOLECADA TÁ ON!

Gabriel Batista deverá ser titular contra o Nova Iguaçu. Foto: Flamengo/Divulgação
Gabriel Batista deverá ser titular contra o Nova Iguaçu. Foto: Flamengo/Divulgação

Sob observação de Rogério Ceni e o comando de Mauricio Souza, técnico do sub-20, o Flamengo começará o Estadual com promessas como o goleiro Gabriel Batista, o lateral-direito Matheuzinho, do zagueiro Natan, do volante João Gomes e do atacante Rodrigo Muniz.

Eles tentarão, assim, aproveitar o começo do Estadual, quando os titulares estarão em recesso, para conquistar espaço com o treinador.

"CAMPEÃO DA SELETIVA"

Por outro lado, o adversário do Flamengo teve uma sequência dura até chegar à elite novamente. Em 2020, o time batalhou para conquistar o acesso, ao lado do Sampaio Corrêa-RJ, na chamada Série B1 (que agora chama-se Série A2) do Campeonato Carioca.

Com isso, avançou à Seletiva e conquistou o primeiro lugar no hexagonal, garantindo a sua vaga na elite do Cariocão. Vale ressaltar, que a melhor campanha do Laranjão na primeira divisão foi em 2017, quando o time ficou na quinta posição.

GRANDES EM AÇÃO

Além do Mengão, os outros três grandes clubes do Rio de Janeiro vão entrar em campo nesta semana. Botafogo e Vasco, na próxima quarta-feira (03), duelam diante de Boavista e Portuguesa, respectivamente. O jogo do Glorioso é no Nilton Santos, às 18 horas, enquanto o do Cruz-Maltino é em São Januário, às 21 horas.

Na quinta-feira, fechando a primeira rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense enfrenta o Resende, como visitante, no Maracanã, às 18 horas.

COMPLETANDO A RODADA

Enquanto isso, outras partidas movimentam a abertura do Cariocão, ambas na quarta-feira (03). Macaé e Bangu se enfrentam no Eduardo Guinle, às 15 horas, e Volta Redonda e Madureira duelam no Raulino de Oliveira, às 17 horas.

QUEM MAIS LEVOU?

Maior campeão do Rio, o Flamengo tem, ao todo, 36 títulos, acompanhado pelo Tricolor das Laranjeiras, que tem 31. O Rubro-Negro busca mais uma vez o tricampeonato, algo que não acontece desde os títulos de 2007, 2008 e 2009.

O último dos grandes a ser campeão antes do Flamengo foi o Botafogo, em 2018. Vale ressaltar, ainda, que o Glorioso levantou o troféu 21 vezes, menos que o Vasco, que tem 24 conquistas.

REGULAMENTO

Serão 12 clubes dentro de um único grupo, disputando apenas um turno. O primeiro lugar conquista a Taça Guanabara e avança à semifinal da competição ao lado do 2° ao 4° colocado.

Do 5° ao 8°, haverá a disputa pela Taça Rio, no qual os quatro clubes envolvidos disputarão outro torneio e vão avançar à semifinal.

As finais da Taça Rio e do Campeonato Carioca serão disputadas em jogos de ida e volta. O último colocado é rebaixado à Série A2 do Campeonato Carioca.