CARIOCA: Em dia de homenagens, Flamengo vence Madureira e avança na Taça Guanabara

Com os gols dos atacantes Gabriel e Pedro no segundo tempo, o Mengão terminou o Grupo A na segunda colocação com 13 pontos

por Agência Estado

Rio de Janeiro, RJ, 08 - No dia em que o pior momento da história do Flamengo completou um ano, o time enfrentou o Madureira neste sábado, no estádio do Maracanã, sentindo-se na obrigação de homenagear os 10 meninos das categorias de base mortos no incêndio no CT Ninho do Urubu.

E fez seu papel com a vitória por 2 a 0, pela sexta rodada da Taça Guanabara, que garantiu o clube nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca.

OLHA OS GOLS DO MENGÃO NO MARACANÃ !

FUTEBOL AO VIVO
Organizada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), a competição tem cobertura completa pelo Portal Futebol Interior. Os jogos podem ser acompanhados online pelo PLACAR AO VIVO e também pelo aplicativo.

O App Placar FI está disponível tanto no Google Play como na App Store.

CONFIRA COBERTURA COMPLETA DO CAMPEONATO CARIOCA!

Foto: Paula Reis/CRF
Foto: Paula Reis/CRF

SITUAÇÃO NA TABELA
Com os gols dos atacantes Gabriel e Pedro no segundo tempo, o Flamengo terminou o Grupo A na segunda colocação com 13 pontos. Teve a mesma pontuação que o Boavista, que derrotou em casa o Volta Redonda por 2 a 1, mas perdeu no saldo de gols (6 a 5). Assim, jogará nesta quarta-feira pelas semifinais contra o líder do Grupo B, que pode ser Fluminense ou o próprio Voltaço.

Quem se deu mal com os resultados deste sábado foi o Botafogo, eliminado sem entrar em campo. O clube alvinegro está em terceiro lugar no Grupo A com nove pontos, sem chances agora de alcançar Flamengo ou Boavista. O clássico deste domingo contra o Fluminense, no Maracanã, será apenas para cumprir tabela.

HOMENAGENS AOS GAROTOS
Com o estádio lotado mais uma vez - mais de 64 mil torcedores -, o Flamengo preparou algumas ações para celebrar a memória das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu antes do jogo e no intervalo. Os jogadores do time campeão brasileiro e sul-americano pisaram no gramado usando camisetas brancas com a inscrição "Nossos 10". Além disso, todos vestiram braçadeiras negras e na camisa de jogo estava escrito "#GarotosdoNinho".

Houve o tradicional minuto de silêncio antes do apito inicial e as torcidas organizadas ficaram em silêncio e estáticas até o minuto 10. Após esse período, começou por todo o Maracanã o canto "Ôooo, Garotos do Ninho" e os torcedores gritaram o nome de cada um dos 10 mortos. Ainda foram hasteadas bandeiras com os rostos e nomes de cada um dos jovens que perderam a vida.

Foto: Alexandre Vidal/CRF
Foto: Alexandre Vidal/CRF

VITÓRIA RUBRO-NEGRA
Em campo, o Flamengo dominou o jogo, mas a vitória só veio depois do intervalo. Na primeira etapa, o time comandado pelo técnico português Jorge Jesus passou praticamente o tempo inteiro no campo adversário e criou chances, mas não conseguiu balançar as redes. Gabriel, em três ocasiões, e Arrascaeta, de voleio, tiveram boas oportunidades.

O Madureira, que precisava vencer para se classificar às semifinais, só ameaçou uma vez, ainda no primeiro tempo, a meta defendida pelo goleiro Diego Alves em um chute de Ygor Catatau. Depois do intervalo, se fechou, na tentativa de explorar algum contra-ataque, e não aguentou a pressão do Flamengo.

Logo no início da segunda etapa, o zagueiro Léo Pereira, em sua estreia pelo clube rubro-negro, marcou um gol, mas anulado por falta na jogada. Aos 15 minutos, Gabriel abriu o placar ao pegar dentro da área a sobra de uma tentativa de finalização de Bruno Henrique. No final, aos 46, Pedro fez o segundo ao aproveitar um cruzamento da direita de Michael.

GRUPO X
Todas as duas partidas da quarta rodada do Grupo X, o quadrangular que garantirá uma equipe na Seletiva Carioca de 2021, também foram disputadas na tarde deste sábado: o America recebeu o Friburguense e ficou no 2 a 2, enquanto o Americano visitou o Nova Iguaçu e goleou por 4 a 0. Dessa forma, o Cano tem sete pontos e é seguido por Mecão e Frizão, com cinco, e Laranja da Baixada, com quatro.

REGULAMENTO
A Primeira Fase, também conhecida como Seletiva, indicou os últimos dois participantes da fase principal do Campeonato Carioca. Os quatro últimos desta etapa inicial disputam o Grupo X, que salvará apenas o líder. Os três piores deste quadrangular formam um triangular, o Grupo Z, cujo último colocado cairá de divisão, tendo que disputar o Carioca Série B1 de 2020.

Foto: Marcelo Cortes
Foto: Marcelo Cortes

A fase principal, por outro lado, é disputada por 12 times, divididos em chaves de seis. Na primeira parte, Taça Guanabara: os times jogam contra adversários fora do grupo. Depois, semifinal e final. Na segunda parte, Taça Rio: as equipes duelam com adversários da mesma chave. Depois, semifinal e final.

O campeão sairá em dois jogos, nos quais os campeões de Taça Guanabara e Taça Rio se encontram sem vantagem para nenhum dos lados. Caso um clube conquiste os dois turnos, só será declarado vencedor estadual de 2020 caso outra equipe não tenha somado mais pontos no somatório das duas fases de grupos.

Confira os resultados da 6ª rodada
Bangu (RJ)
1
x
0
Macaé-RJ
Flamengo
2
x
0
Madureira-RJ
Boavista (RJ)
2
x
1
Volta Redonda (RJ)
Próximos Jogos
Cabofriense x Resende
09/02/2020 16:00
Portuguesa-RJ x Vasco
09/02/2020 16:00
Fluminense x Botafogo
09/02/2020 16:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!