Carioca: Fim da fase de grupo da Taça Rio coloca Boavista e Portuguesa na Série D 2019

Terceiro e último representante do estado será definido no final do ano, após a Copa Rio

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 19 (AFI) - A fase de grupos da Taça Rio do Campeonato Carioca chegou ao fim neste domingo. Com ela, além da definição dos semifinalistas, também ficou decidido que Boavista e Portuguesa serão dois dos representantes do estado do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro da Série D de 2019.

Os dois times ficaram, respectivamente, na quinta e sexta colocação geral, ou seja, na pontuação somada das fases de grupos da Taça Guanabara e da Taça Rio. À frente da dupla, somente Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, equipes que já disputam a elite nacional, e, portanto, não concorrem às vagas na Série D.

Carioca: Fim da fase de grupo da Taça Rio coloca Boavista e Portuguesa na Série D 2019 (Foto: Divulgação / CBF)
Carioca: Fim da fase de grupo da Taça Rio coloca Boavista e Portuguesa na Série D 2019 (Foto: Divulgação / CBF)
O terceiro e último representante do estado será definido no final do ano, após a Copa Rio, competição similar à Copa Paulista. Isso porque o campeão também escolhe entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil, restando a outra competição ao vice.

Em 2018, Nova Iguaçu, Madureira e Americano representam o Rio de Janeiro no último escalão nacional. Além do trio, o Macaé também está na disputa, mas na condição de rebaixado da Série C de 2017.

OS TIMES CONFIRMADOS
Até o momento, 26 clubes garantiram vaga na Série D de 2019. Pará, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais já conhecem todos os representantes. Em São Paulo, Novorizontino, Ituano e São Caetano confirmaram participação via Paulistão, restando somente a definição da vaga da Copa Paulista.

AC: Galvez
AM:
Fast
PA:
São Raimundo e Bragantino
AL:
ASA e Coruripe
BA:
Bahia de Feira, Flu de Feira e Jacuipense
CE:
Floresta
PE:
Central, Vitória e América
RN:
América-RN e Santa Cruz de Natal
SE:
Sergipe
GO:
Aparecidense e Anapolina
MG:
URT, Patrocinense e Caldense
RJ:
Boavista e Portuguesa
SP:
Novorizontino, Ituano e São Caetano