Diretoria da Ponte Preta proibiu entrada da Rádio Brasil no Majestoso em 1979

Diretoria da Ponte Preta proibiu entrada da Rádio Brasil no Majestoso em 1979

por ARIOVALDO IZAC - -

Evidente que é regra desta coluna enfoque semanalmente de um profissional de futebol que tenha passagem por Guarani e Ponte Preta, décadas passadas.

Todavia, a trajetória de veículos de comunicação de Campinas e clubes nem sempre foi pautada por cordialidade. Nas últimas quatro décadas foram registradas proibições de ingressos de jornalistas e radialistas nos estádios Brinco de Ouro e Moisés Lucarelli, por motivos diversos.

Provavelmente o primeiro caso de radicalismo ocorreu em março de 1979, quando o então presidente da Ponte Preta, Lauro Moraes, proibiu terminantemente a equipe de esportes da Rádio Brasil de Campinas de entrar no Estádio Moisés Lucarelli, exceto em dias de jogos.

O impasse foi originado por informação da emissora tida como errônea sobre a arrecadação do jogo Ponte Preta e São Bento, realizado em Campinas.

Apesar da direção de esportes da Rádio Brasil, à época, ter justificado que ‘em hipótese alguma houve pretensão de ferir ou colocar em dúvida a honorabilidade da diretoria da Ponte Preta’, a proibição persistiu por oito dias.

SALVUCCI

Curioso é que, embora setorista do Guarani à época, fui incumbido, imediatamente após o fato, de reportar o dia a dia da Ponte Preta, quando fui comunicado da proibição, com repasse, naturalmente, ao chefe de esportes Sérgio Salvucci, já falecido.

A proibição terminou somente após reunião com representantes da emissora, dirigentes pontepretanos e entidades representativas de radialistas e jornalistas.

Na época, Campinas dispunha de duas entidades representativas dos profissionais, casos de ACEC (Associação dos Cronistas Esportivos de Campinas) e Associação Campineira de Emissoras de Rádio e Televisão).

Igualmente participaram da reunião representantes da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

 
 
" />