Candangão: Sobradinho fica virtualmente classificado, com duas vagas ainda em aberto

Com a derrota do Ceilândia para o Formosa, o Sobradinho ficou com a mão na sexta vaga para a próxima fase

por Sérgio Porto

Brasília, DF, 11 - O 45º Campeonato Brasiliense de Futebol, edição 2020, chegou na sua nona rodada da primeira fase. Cinco equipes estão matematicamente classificadas para a próxima fase da competição. São elas: Gama, Brasiliense, Real Brasília, Formosa e Taguatinga.

Com a derrota do Ceilândia para o Formosa por 3 a 1, na terça-feira, o Sobradinho, do técnico Luiz dos Reis, que está com 13 pontos ganhos, quatro vitórias e saldo negativo de quatro gols, ficou com a mão na sexta vaga para a próxima fase da competição candanga.

CENÁRIO

O Ceilândia está na nona posição, com 8 pontos ganhos, duas vitórias e saldo negativo de 12 gols. Pode chegar aos 14 pontos ganhos, mas um de seus adversários será o Luziânia que é o oitavo colocado com também 8 pontos ganhos. Então um vai segurar o outro, beneficiando o Sobradinho.

Foto: Divulgação / Ceilândia EC
Foto: Divulgação / Ceilândia EC

Já o Unaí, que é o 10º colocado com 7 pontos ganhos e duas vitórias, pode chegar aos 13 pontos que tem hoje o Sobradinho. Aí o verdão mineiro teria de tirar a diferença de saldo de gols entre eles que hoje é de 4 gols.

E O REBAIXAMENTO ESTÁ DEFINIDO?

A décima rodada do Candangão na sua primeira fase terá início no sábado com três partidas. O Capital enfrentará o Unaí, o Sobradinho receberá o Luziânia e o jogo que pode definir um ou os dois rebaixados, será disputado a partir das 15:30 horas no Serejão, entre Ceilandense x Paranoá.

O QUE PODE ACONTECER

Caso uma das equipes vença, a outra estará rebaixada. Em caso de empate, ambos estarão sendo rebaixados. Caso houver vencedor, se for o Ceilandense, ele chegará aos 5 pontos ganhos. Dependerá de um tropeço do Unaí frente ao Capital. A decisão de quem cairá ao lado hipoteticamente do Paranoá, ficaria para a última rodada entre Unaí x Ceilandense, em Unaí.

Mas se o vencedor do confronto Ceilandense x Paranoá for a Cobra Sucuri, o Paranoá, então os comandados do técnico Vandinho Silva iriam para 4 pontos ganhos e uma vitória. Teria de contar com a derrota do Unaí para o Capital. Então, na última rodada, o Paranoá teria de vencer o Brasiliense fora de casa por uma estrondosa goleada para tirar o saldo negativo de gols, que hoje é de 21. E ainda, torcer para que o Ceilandense vença de goleada o Unaí, no Urbano Adjuto. Luziânia e Ceilândia, ambos com 8 pontos ganhos, não estão livres matematicamente do risco de rebaixamento, mas as chances de isso acontecer são muito pequenas.

A 10ª RODADA DO CANDANGÃO 2020:

JOGOS DO SÁBADO:

Sobradinho x Luziânia;

Ceilandense x Paranoá;

Capital x Unaí.

JOGOS DO DOMINGO:

Taguatinga x Ceilândia;

Formosa x Brasiliense;

Gama x Real Brasília.