O campeonato será disputado em quatro etapas: fase classificatória, quartas de final, semifinais e final. Na primeira fase, as doze equipes jogarão entre si em jogos de ida, totalizando onze rodadas.

As oito equipes com o maior número de pontos conquistados na primeira fase avançarão para as quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão de 2020. A partir daí, os times se enfrentarão em sistema de mata-mata até a determinação do campeão brasiliense de 2019.

O campeão e o vice conquistarão vagas em três campeonatos nacionais: Série D do Brasileiro de 2020, Copa do Brasil de 2020 e Copa Verde de Futebol de 2020.

Critérios de desempate
Ocorrendo empate em número de pontos ganhos entre duas ou mais equipes na fase classificatória, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

Maior número de vitórias.
Maior saldo de gols.
Maior número de gols pró.
Confronto direto.
Menor número de cartões amarelos.
Menor número de cartões vermelhos.
Sorteio.

Nos jogos das quartas de final e semifinal, ocorrendo empate após os 180 minutos de jogo, avança quem tiver melhor qualificado na classificação geral. Nos jogos da final, ocorrendo empate após os 180 minutos de jogo, a partida será definida por meio de cobranças de penalidades máximas.