CANDANGO: Gama e Brasiliense começam a decidir a 44ª edição do Estadual

Duelo acontece neste sábado, a partir das 16 horas no estádio Nacional Mané Garrincha, no Plano Piloto da Capital do Brasil

por Sérgio Porto

Brasília, DF, 12 (AFI) - Neste sábado, a partir das 16 horas no estádio Nacional Mané Garrincha, no Plano Piloto da Capital do Brasil, terá início a decisão do 44º Campeonato Brasiliense de Futebol, edição 2019.

Gama e Brasiliense chegaram às finais do Candangão, depois de realizarem as duas melhores campanhas da competição. O Gama teve o melhor desempenho e o Brasiliense ficou na segunda posição. O Gama defende uma invencibilidade de 15 jogos sem perder no Candangão, com 13 vitórias e dois empates.

Pelo regulamento da competição do Distrito Federal, nas duas partidas finais não existe nenhum tipo de vantagem. Quanto ao mando de campo, foi decidido em sorteio que o Gama é o mandante no primeiro confronto. Caso as duas equipes cheguem empatadas depois dois jogos finais, a decisão será em cobrança de penalidades máximas.

Mané Garrincha
Mané Garrincha
O RETROSPECTO DOS CONFRONTOS NO CLÁSSICO CANDANGO
Gama e Brasiliense já se enfrentaram por 57 vezes. Foram 17 vitórias do Gama, 20 vitórias do Brasiliense e aconteceram 20 empates. Foram marcados 124 gols, sendo 68 pelo Brasiliense e 56 gols pelo Gama. O técnico Ricardo Antonio, do Brasiliense, já dirigiu o Gama na última vitória do jacaré brasiliense que foi em fevereiro de 2018, no Mané Garrincha por 2 a 1. Rafael Toledo comandava o Brasiliense.

As duas equipes já estiveram por cinco vezes disputando o título candango, com três conquistas do Brasiliense (2004, 2006 e 2011) e duas conquistas do Gama (2001 e 2003). As duas agremiações já estão garantidas na série D, Copa do Brasil e Copa Verde de 2020.

GAMA TEM AS DÚVIDAS DE VOLANTE E ATACANTE E DEFENDE INVENCIBILIDADE
Os comandados do técnico Vilson Taddei estão há 15 jogos sem perder no atual candangão. Foram 13 vitórias e dois empates. A equipe tem o melhor ataque da competição com 29 gols marcados. Nunes, Jéferson Maranhão e Tarta são seus artilheiros com 5 gols marcados cada.

Para o primeiro confronto frente ao Brasiliense, o goleiro Rodrigo Calaça era dúvida mas está confirmado na partida. O volante Thiago Gaúcho e o atacante Vitor Xavier devem compor o banco de reservas.

O experiente atacante Nunes que já passou pelo Brasiliense, comentou sobre o Gama estar na decisão: “O importante é que conquistamos nossa classificação para a série D, Copa do Brasil e Copa Verde de 2020. Com isto temos uma garantia de calendário para o ano que vem. A conquista do título será a cereja do bolo. Vamos lutar para esta conquista”, disse Nunes.

BRASILIENSE TEM DESFALQUES DE GOLEIRO, VOLANTE E DE ZAGUEIRO CAMPEÃO DO MUNDO
O técnico Ricardo Antonio comandará o Brasiliense pela segunda vez nesta competição. Sua estreia foi na vitória sobre o Paracatu por 3 a 2 nas semifinais do Candangão.

Para este confronto frente ao Gama, o treinador tem três desfalques por suspensão. O goleiro Edmar Sucuri, o volante Radamés e o zagueiro campeão do mundo Lúcio. Para o gol Fernandes entrará como titular. Na vaga de Lúcio, o mais provável substituto é Welton Felipe, com Antonio Carlos e Preto Costa correndo por fora. Na vaga de Radamés, o titular Aldo deve ter Émerson Martins ou Geovani ao seu lado.

A expectativa do técnico Ricardo Antonio é sobre contar ou não com o meio campista Morais, em recuperação de lesão. Almir continua de sobreaviso para atuar como titular. No ataque, Maikon Leite deve ter Romarinho ou Gilvan ou até mesmo a experencia de Reinaldo.

O técnico Ricardo Antonio falou que: “Chegamos no momento da grande decisão. Estamos vindo de uma vitória tão importante diante do Paracatu e tivemos o apoio de nossa grande torcida. Espero que ela possa nos ajudar novamente. Será minha terceira decisão aqui no estádio Mané Garrincha. Vamos fazer de tudo para buscarmos esta conquista”, disse o técnico do Brasiliense.

TRANSMISSÃO DA PARTIDA:
O Timaço Show de Bola da Rádio DF10 transmite Gama x Brasiliense neste sábado, com a jornada esportiva sendo aberta a partir das 15 horas. A ancoragem será de Fábio Santos, com as reportagens de Marlon Nascimento e Romer Borges. Com a bola rolando, a narração será de Walter Rodrigues.

Acesse ou baixe o aplicativo da Rádio DF10 nas lojas virtuais de seu equipamento eletrônico e acompanhe as emoções de Gama x Brasiliense nas ondas da Rádio DF10.

Ficha Técnica

Fase
Final
Rodada
1ª rodada
Data
13/04/2019
Horário
16h00
Local
Mané Garrincha - Brasília (DF)
Árbitro
Cristiano Gayo

Renda
R$ 108.434,00
Assistentes
José Reinaldo e Renato Santos

Público
9.040 torcedores
Cartões Amarelos
Gama: Rordrigo Calaça, Balotelli, Gustavo
Brasiliense: Alex Murici, Geovane

Gols
Gama: Victor Xavier 15' 1T, Jefferson Maranhão 36' 1T, Emerson 21' 2T
Brasiliense: Badhuga 19' 1T
Gama
Rodrigo Calaça;
Felipe Tavares; Gusttavo, Emerson e Mário Henrique;
Wagner Balotelli, Tarta, Gilsinho (Samuel);
Jefferson Maranhão, Nunes (Felipe) e Vitor Xavier (Wisman)
Técnico: Vilson Taddei
Brasiliense
Felipe;
Alex Murici, Wallace, Badhuga e Gleisinho;
Dudu, Geovani (Emerson Martins) e Almir (Peninha);
Maykon Leite (Vitor Mariano), Gilvan, Romarinho
Técnico: Ricardo Antônio