Representantes se reúnem em conselho arbitral e definem detalhes do Candangão 2019

A competição começará dia 26 de janeiro e seu encerramento está previsto para o dia 20 de abril do ano que vem

por Sérgio Porto

Brasília, DF, 05 (AFI) - Na manhã desta segunda-feira, foi realizado em uma churrascaria no Setor Sul de Brasília, o conselho arbitral do Campeonato Brasiliense de 2019. Comandado pelo presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos, e também pelo diretor técnico da entidade, Márcio Coutinho, estiveram presentes os 12 representantes dos clubes que estarão disputando o Candangão 2019.

A competição começará dia 26 de janeiro e seu encerramento está previsto para o dia 20 de abril do ano que vem. A competição será disputada em quatro etapas. Na primeira, os 12 clubes jogarão entre si em partidas em turno único. Na segunda fase, os oito clubes classificados se enfrentarão em partidas de ida e volta no cruzamento olímpico, com o 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º. Os dois piores colocados na primeira fase estarão rebaixados para a segunda divisão de 2019.

Na terceira fase, os quatro classificados da segunda fase se enfrentarão em jogos de ida e volta. Na parte final, a decisão da competição será em dois jogos, ambos disputados no estádio Nacional Mané Garrincha. Não haverá vantagem nesta etapa. Caso os dois clubes terminem empatados, a decisão será por penalidades máximas.

Arbitral do Candangão (foto: Halan Guilarde)
Arbitral do Candangão (foto: Halan Guilarde)
TAXAS E NOVIDADES
A taxa de arbitragem e ambulâncias será custeada pela Federação de Futebol do Distrito Federal. Os ingressos tem o preço mínimo de R$ 1,00 e máximo de R$ 50,00. O campeão candango de 2019 e o vice-campeão estarão representando o Distrito Federal na Copa Verde, Copa do Brasil e série D do brasileiro de 2020.

O presidente do Real FC, Luiz Felipe Belmonte contestou a existência do contrato com a Rede Globo de Televisão, pois a emissora não transmitiu as partidas da competição de 2018. O mandatário deseja que seja liberado para transmissões das partidas do Candangão via web. Será realizada uma reunião com o representante da emissora de televisão para definir a questão.

O troféu de campeão do Distrito Federal de 2019 será em homenagem ao ex-presidente do Legião FC, Emanoel Teixeira. Já o troféu de vice-campeão será em homenagem ao radialista Paulo Roberto Bolinha, falecido no último final de semana.

A PRIMEIRA RODADA DO CANDANGÃO 2019:
Sobradinho x Capital
Formosa x Taguatinga
Gama x Bolamense
Luziânia x Paracatu
Brasiliense x Santa Maria
Ceilândia x Real FC.

 
 
" />