BRASILEIRO SUB 20: Palmeiras vence o Flamengo no primeiro jogo da final

No Pacaembu, Verdão bateu o time rubro-negro por 1 a 0 e leva vantagem do empate para o confronto da volta, no próximo domingo

por Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

São Paulo, SP, 28 (AFI) - Começou a decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019. Nesta quinta-feira (28), Palmeiras e Flamengo disputaram o primeiro jogo da grande final, com o Verdão levando a melhor. No Pacaembu, o time paulista venceu o carioca por 1 a 0.

Com o resultado, o Verdão vai com a vantagem do empate para o confronto da volta, marcado para o próximo domingo (1), às 14h, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES).

O JOGO
Mandante da primeira partida da grande final, o Palmeiras partiu para o ataque e foi melhor na etapa inicial. Logo aos dois minutos, Esteves recebeu de Gabriel Silva na entrada da área e acertou a trave. Depois, aos cinco, Angulo cruzou rasteiro na primeira trave, e Gabriel Silva se antecipou para tirar do goleiro e abrir o placar para o Verdão.

Palmeiras vence o Flamengo no primeiro jogo da final
Palmeiras vence o Flamengo no primeiro jogo da final

O Flamengo chegou bem aos 15, quando Vitor Gabriel recebeu bom passe pela direita, mas finalizou em cima de Helder. A outra boa chance rubro-negra só saiu aos 39, com Guilherme Bala, que viu o goleiro Magrão fazer boa defesa.

No segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada, com os dois times criando boas chances. O Flamengo teve a oportunidade de empatar aos cinco minutos, quando Luiz Henrique cruzou na área, Natan desviou, mas Gabriel cabeceou para fora. O Palmeiras respondeu aos 14, com Gabriel Silva acertando a trave. E, no rebote, Lucas Cordeiro, chutou em cima do marcador.

O jogo seguiu lá e cá e, aos 16, Richard quase fez para o Rubro-Negro, mas foi parado em Magrão. Aos 22, Alanzinho quase marcou um gol olímpico pelo Verdão ao cruzar a bola da esquerda e acertar a trave adversária. Dez minutos depois, a equipe paulista ficou sem Hiago, expulso pelo segundo cartão amarelo, mas seguiu ofensiva e administrando a vantagem. Antes do apito final, Vitor Ricardo ainda acertou a trave, e Patrick de Paula levou perigo chutando ao lado do gol rubro-negro.

RIVALIDADE MESMO COM POUCO PÚBLICO
O Pacaembu virou "Porcoembu" nesta quinta-feira. Assim como já havia acontecido na semana passada, no feriado da Consciência Negra, o Palmeiras mandou seus jogos da base no estádio municipal e com portão aberto aos torcedores. O horário e o tempo chuvoso em São Paulo, porém, atrapalharam a presença do público. Poucas pessoas acompanharam as partidas do sub-17 e do sub-20, ambas contra o Flamengo e vencidas pelo time paulista.

Um grupo de 11 flamenguistas saiu do Rio de Janeiro para acompanhar a partida da base. A boa fase do time profissional, campeão carioca, brasileiro e da Libertadores, ajudou a motivar os torcedores.

No intervalo da partida do sub-20, um policial reuniu os torcedores do Flamengo e avisou: quem estivesse com a camisa do clube teria de deixar o local um pouco antes do apito final. A medida foi tomada para evitar possível confusão entre os torcedores. Palmeiras e Flamengo criaram uma rivalidade nos últimos anos, principalmente por causa da disputa pelo título brasileiro.

Essa rivalidade, inclusive, fez o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pedir que o jogo entre Palmeiras e Flamengo no domingo, válido pelo Brasileirão, tenha apenas a presença da torcida mandante no Allianz Parque. Ainda não foi tomada uma decisão final sobre a solicitação. Os flamenguistas presentes no Pacaembu nesta quinta-feira lamentaram a possibilidade de não poder acompanhar o time profissional em São Paulo.

Assim como os flamenguistas, a maioria dos palmeirenses também chegou ao Pacaembu já para a partida do sub-20, que teve início às 18h30. Cerca de 200 torcedores incentivaram o time da arquibancada amarela. Alguns outros preferiram ficar sentados na arquibancada verde. Não houve presença de organizadas.

Confira os resultados da 1ª rodada
Palmeiras
1
x
0
Flamengo