Treze-PB x Ferroviário-CE - Galo pode reverter final de forma histórica?

Com revés de 3 a 0 na ida e desfalcado, Galo da Borborema tenta reversão que pode ser histórica

por Agência Futebol Interior

Campina Grande, PB, 03 (AFI) - O grande campeão do Campeonato Brasileiro Série D será conhecido neste sábado, em Campina Grande-PB, no estádio Amigão-PB. Com boa vantagem construída em casa no jogo de ida, o Ferroviário-CE visitará o Treze-PB a partir das 18h30. Ambos os clubes buscam o triunfo na divisão pela primeira vez em suas histórias, os técnicos Flávio Araújo e Marcelo Vilar, por sua vez, têm a oportunidade de levantar o caneco pela segunda vez.

No primeiro confronto, realizado em Fortaleza-CE, o Ferroviário-CE triunfou por 3 a 0 no primeiro confronto e agora poderá até perder por dois gols de diferença que, ainda assim, ficará com o título. Ao Treze, resta vencer por quatro ou mais gols de vantagem, já que uma vitória por três gols dos paraibanos levará o jogo para os pênaltis.

Junto com o Treze e Ferroviário, São José-RS e Imperatriz-MA também conseguiram o acesso, feito que o time de Campina Grande já havia conquistado em 2011. Esta é a quinta fez que o Treze disputa a Série D em 10 anos, tendo jogado pela última vez em 2015. Já o Ferroviário disputou a divisão no ano de estreia, em 2009, e voltou nesta temporada.

Na ida, Ferroviário venceu por 3 a 0 (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Na ida, Ferroviário venceu por 3 a 0 (Foto: Pedro Chaves/FCF)

Além da vantagem no placar, o time cearense tem boas notícias para o jogo. Os zagueiros Luis Fernando e André Lima e o atacante Vitinho retornam de suspensão, deixando Vilar com todo o elenco à disposição. A situação é contrária à do Treze, que terá cinco desfalques para a partida. Ítalo e Ceará estão suspensos por acúmulo de três cartões amarelos, enquanto Silva foi expulso no jogo de ida e também está indisponível. Além disso, o time confirmou os desfalques de Beleu e Maxuell Samurai por lesão.

Durante a campanha, o Treze foi líder do Grupo A9 na primeira fase, ficando na frente de Itabaiana-SE, Vitória da Conquista-BA e Santa Rita-AL, eliminou a URT-MG, nos pênaltis, na segunda fase, passou pelo Iporá-GO nas oitavas de final, e conseguiu o acesso eliminando o Caxias-RS. Na semifinal, deixou o Imperatriz-MA pelo caminho, também nos pênaltis.

O Ferroviário também foi líder na primeira fase, no Grupo A4, que tinha Cordino-MA, 4 de Julho-PI e Interporto-TO. O time reencontrou o Cordino na segunda fase e avançou, assim como fez diante do Altos-PI nas oitavas de final. O acesso veio contra o Campinense, nos pênaltis, e a vaga na final veio após o Ferroviário bater o São José-RS.

SÓ BAIXA
Com cinco desfalques no elenco: Beleu, que está lesionado, Maxuell Samurai, que passou por cirurgias no joelho, Ítalo e Ceará, suspensos pelo terceiro cartão amarelo e Silva, expulso na partida de ida; o Treze precisa vencer por pelo menos 3 gols de vantagem para levar o jogo para as penalidades, ou de 4 ou mais gols de diferança para sagrar-se campeão direto.

Zé Carlos, lateral-esquerdo que substituiu Silva nas demais oportunidades, deverá ser a opção do técnico Flávio Araújo. Para a vaga de Ítalo, a escolha do treinador segue incerta. Brumati é uma opção para a função.

Como Samurai já não atuou no jogo de ida da final, não há mistério para sua função. Leandro Love deverá seguir no time principal. Porém, para o lugar deixado por Ceará, Flávio Araújo terá três opções, os atacantes Julio Barboza, Hugo Freitas e Watson.

Mesmo diante das adversidades, o técnico Flávio Araújo acredita que um revés é possível “Tenho certeza de que tenho um time capaz de reverter a situação atual e uma coisa eu garanto ao torcedor, vamos ganhar o jogo, independente de placar, vamos em buscar de vencer a partida. Não adianta ter desespero, temos que buscar o primeiro gol, para que tenhamos chances de marcar os demais”, completou.

COMPLETINHO
Além de ver o adversário Treze-PB bastante desfalcado, o clube cearense contará com o retorno de três atletas para a partida e terá todo o seu elenco à disposição para a segunda parte da final. O atacante Vitinho e os zagueiros Luís Fernando e André Lima cumpriram suspensão automática na primeira partida e voltam à ficar disponíveis para o segundo duelo. O atacante Luis Soares chegou a ser dúvida para a partida de ida, mas foi titular no duelo e não preocupa mais.

Autor de um dos gols na partida de ida, o volante Janeudo pediu pés no chão. "Esperamos manter os “pezinhos” no chão, não ganhamos nada ainda. Lá (em Campina Grande) vai ter um caldeirão, porque sabemos que são um grande time, tem uma grande torcida, mas esperamos concretizar com o título e coroar esse ano maravilhoso", destacou.

Ficha Técnica

Fase
Final
Rodada
2ª rodada
Data
04/08/2018
Horário
18h30
Local
Amigão - João Pessoa (PB)
Árbitro
Leandro Pedro Vuaden-RS

Assistentes
Jorge Eduardo Bernardi-RS e Mauricio Coelho Silva Penna-RS

Cartões Amarelos
Treze-PB: Brumati
Ferroviário-CE: Gleibson

Gols
Treze-PB: Marcelinho Paraíba 25' 2T
Treze-PB
Mauro Iguatu;
Alex Travassos (Júnior Barbosa), Nilson Júnior, Brumati e Zé Carlos (Talisson);
Dedé, Carlos Coppetti, Leilson e Marcelinho Paraíba;
Leandro Love e Patrick (Tibério).
Técnico: Flávio Araújo
Ferroviário-CE
Gleibson;
Lucas Mendes, Afonso, André Lima e Sávio;
Mazinho, Leanderson, Janeudo (Robson Simplício) e Esquerdinha (Gleidson);
Edson Cariús e Luis Soares (Valdeci).
Técnico: Marcelo Vilar
 
 
" />