Série D: Treze-PB é o primeiro nordestino a conseguir dois acessos na divisão

Com um acesso da Série C para a Série B em 2008, o Campinense pode fazer feito parecido nesta segunda

por Agência Futebol Interior

Campina Grande, PB, 09 (AFI) – Com a vitória por 3 a 1 sobre o Caxias-RS no últimos domingo, o Treze-PB garantiu acesso à Série C do Campeonato Brasileiro 2019 pela segunda vez em sua história. O Galo da Borborema se torna, assim, o primeiro time nordestino a conseguir dois acessos na divisão, existente desde 2009. O Tupi-MG já havia atingido o feito ao subir nas temporadas 2011 e 2013.

O Treze havia ficado na quinta posição na Série D do Campeonato Brasileiro em 2011, mas entrou com uma ação judicial contra o Rio Branco-AC, que havia atuado com estádio interditado na Série C do mesmo ano. Após longo imbróglio na justiça, os dois clubes disputaram a Série C no ano de 2012.

Ele voltou a ser rebaixado para a quarta divisão em 2014 e vem disputando o acesso desde então. Em 2018 foi a quinta vez que o Treze disputou a Série D do Campeonato Brasileiro e a segunda que conseguiu o acesso.

Treze consegue dois acessos em cinco participações
Treze consegue dois acessos em cinco participações

Um feito parecido pode ser alcançado pelo Campinense-PB, clube também de Campina Grande, nesta segunda-feira. O clube disputa o acesso com o Ferroviário-CE, após perder o jogo de ida por 3 a 2.

OUTRO CASO
O Campinense tem seis participações na Série D e busca seu primeiro acesso na divisão. Contudo, a equipe paraibana conseguiu um acesso da Terceira Divisão para a Segunda no ano de 2008, quando ficou com o terceiro lugar. Na época, a terceirona era a última divisão do futebol nacional.

O Ferroviário também tem um acesso da Série C para a Série B em 1988, quando a CBF aumentou o número de times na Segundona e o time cearense conseguiu uma vaga.

 
 
" />