Série D: Em caso de acesso, veja quem herdarão as vagas na Quarta Divisão em 2019

Caso não subam, Campinense, São José e Manaus já possuem lugar na Série D 2019; outros clubes ainda podem conseguir vaga na Série D

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 04 (AFI) – Oito clubes decidem o acesso no Campeonato Brasileiro Série D no próximo domingo e segunda-feira. Como três dessas equipes já possuem vaga garantida na Série D em 2019, elas ‘passarão’ suas respectivas vagas para outros clubes do estado caso consigam o acesso à Série C.

A situação mais simples é no estado do Amazonas, que tem o Manaus-AM como representante na briga pelo acesso. Caso o Gavião suba de divisão, o Peñarol conseguirá vaga na próxima edição da Série D.

Já Paraíba e Rio Grande do Sul possuem dois representantes cada e apenas um deles com vaga garantida, tendo situação pouco mais complexa. Na Paraíba, o Campinense-PB tem vaga confirmada na Quarta Divisão, que será passada ao Treze-PB em caso de acesso da Raposa. Entretanto, como o Galo da Borborema também está na briga pela Série C, o Sousa-PB pode herdar uma vaguinha, mas apenas se Campinense e Treze conseguirem o acesso.

Caso não suba, o São José estará de volta à Série D na próxima temporada
Caso não suba, o São José estará de volta à Série D na próxima temporada

No Sul, a situação é semelhante, com São José-RS, que tem vaga confirmada na D caso não suba, e Caxias-RS, que herdará essa vaga caso o rival seja promovido. Se ambos conquistarem lugar na Série C, o Rio Grande do Sul passa a ser representado pelo Veranópolis-RS em 2019 na Série D. Uma nova vaga pode ser aberta no estado, já que o Caxias pode se classificar para a Quarta Divisão em 2019 através da Copa Estadual neste semestre.

Dos outros times que disputam o acesso, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA e Linense-SP não têm vaga na Série D 2019. Desses, o Cavalo de Aço ainda pode conseguir vaga pelo estado do Maranhão através da Copa Estadual neste semestre.