Série D: Acordo com Ministério Público garante São Bento e Itabaiana no Mendonção

Partida está prevista para acontecer nesta segunda-feira, às 20 horas; datas e horários desagradam ao Bentão e ao Tremendão

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 25 (AFI) - A quarta-feira foi movimentada no futebol de Sergipe e na cidade de Itabaiana. Questionando alguns problemas encontrados no Estádio Etelvino Mendonça (Mendonção), em Itabaiana, local do jogo, desta segunda-feira, às 20 horas, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, entre São Bento e Itabaiana, o Ministério Público poderia interditar o estádio. A informação foi divulgada nesta quarta (24/8), pela rádio Aperipê AM de Aracaju.

Segundo a rádio, o jogo do Itabaiana contra o Campinense, domingo passado, corria risco de não ser no Estádio Etelvino Mendonça (Mendonção), assim como o desta segunda-feira. Isso porque o Ministério Público de Sergipe poderia ter interditado-o em virtude de alguns problemas localizados no mesmo.

Para solucionar o imbróglio, por sugestão do presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, foi realizada nesta quarta-feira, no Ministério Público de Itabaiana, uma reunião entre representantes da Justiça, da Federação Sergipana, e do Itabaiana e do Governo do Estado, que gerencia o Mendonção. Segundo detalhou a emissora, depois da reunião com a Procuradoria do MP sergipano, foi fechado um acordo entre as partes e um possível risco de interdição do estádio do Itabaiana foi sustado e jogo de segunda-feira às 20h entre Itabaiana e São Bento foi confirmado.

Mas, a Procuradoria de Justiça e o Ministério Público de Sergipe, deram um prazo de 180 dias, para Itabaiana e Governo do Estado, para a realização das melhorias e correção dos problemas no estádio. Entre esses problemas estão questões ligadas ao para-raio, extintores, formas de locomoção de torcedores entre outros, conforme lembrou a emissora sergipana. Caso as melhorias não ocorram na data fixada, o Itabaiana pode ter seu estádio interditado em definitivo, e não poderá jogar em casa em 2017 o Campeonato Sergipano, Copa do Brasil e Copa do Nordeste.

Segundo a emissora, essas pendências no estádio, vem de longa data e vem sendo cobradas pelo Ministério Publico de Itabaiana. Mesmo com a reinauguração do estádio, o mesmo não estaria atendendo às exigências de alguns órgãos oficiais, para a liberação da praça esportiva. De acordo com a rádio Aperiripê, de Aracaju, como a CBF fechou seu expediente na quarta-feira passada e só reabriu na segunda-feira, a notificação de uma interdição só chegou nesta semana, e caso contrario, dificilmente, o Itabaiana conseguiria evitar que o jogo contra o Campinense não acontecesse em Itabaiana.

São Bento e Itabaiana jogam na segunda-feira às 20h no Mendonção, que tem capacidade de receber entre 10 a 12 mil pessoas. O Estádio se chamava Presidente Médici, mas acabou mudando de nome há algum tempo. O estádio Etelvino Mendonça fez 45 anos em março. O campo do Itabaiana foi inaugurado com o nome de Presidente Médici em 1971 com o jogo Itabaiana e Grêmio. O estádio foi construído pelo Governo Federal e é gerenciado pelo Estado de Sergipe. O segundo jogo entre paulistas e sergipanos ocorre dia 4 de setembro, domingo, 18h30 no CIC em Sorocaba. A disputa vale uma vaga no Brasileiro da Série C de 2017.

BENTÃO E TREMENDÃO CHIAM COM DIA E HORÁRIO
A marcação do jogo entre Itabaiana e São Bento, pelas quartas de finais do Brasileiro da Série C, para essa segunda-feira às 20h, no Estádio Etelvino Mendonça (Mendonção), em Itabaiana, desagradou a "gregos e troianos" (ou São Bento e Itabaiana). O presidente do Itabaiana, Amilton Gomes, explicou nesta quarta, falando a uma emissora de Sorocaba (Cruzeiro FM), que recebeu no domingo, depois do jogo contra o Campinense a informação da CBF que o jogo seria realizado na segunda-feira, mas às 18h30 a pedido de um canal de TV (Esporte Interativo).

Porém logo depois, segundo Gomes, a emissora teria informado que não teria mais interesse em transmitir o jogo. O Itabaiana até tentou voltar o jogo para domingo 17h, mas a Federação Sergipana e a CBF teriam acertado então a partida para 20h. O fato é que o horário não agradou ninguém.

“Nossa meta era jogar domingo às 17h um horário que estamos acostumados a jogar. Neste dia e horário seremos prejudicados até financeiramente pois num domingo colocaríamos mais gente para assistir a partida que uma segunda-feira às 20h”. disse Gomes. A média de público do Itabaiana no Sergipano deste ano foi de 4 a 5 mil pessoas e neste brasileiro vem ficando abaixo do esperado, 2 mil. Mas para o jogo de segunda se espera, apesar do horário, mais de 4 mil pessoas no Mendonção.

PAULO ROBERTO RECLAMA
No clube de Sorocaba, chiadeira também é grande. Segundo o técnico Paulo Roberto, o Azulão terá menos tempo de preparação para o segundo jogo.

“Toda mudança de hora e data de jogo onde se dá mais tempo para o adversário se preparar, significa que você está sendo prejudicado. Vamos jogar segunda, voltamos terça-feira para São Paulo, faremos um regenerativo na quarta e só teremos na prática quinta e sexta-feira para treinar, enquanto eles terão a semana inteira pois viajarão sábado para o segundo jogo que é domingo”, disse o treinador Paulo Roberto.

“Mas vamos nos preparar e trabalhar forte para buscar essa vaga nestes 180 minutos”, disse o técnico. O São Bento treinou no CT do Atlético Sorocaba num trabalho fechado para a imprensa. As esperanças são do time poder contar com o atacante Wilson Junior e com Jô nestas partidas. Ambos vinham de contusão e eram titulares do Azulão. O time treina até sexta-feira e viaja sábado de Guarulhos para Aracaju, onde fica concentrada até segunda-feira quando viaja 50 km até Itabaiana , local do jogo.