São Bento 4 x 0 Portuguesa-RJ - Azulão 'atropela' e encaminha vaga a próxima fase

Muito superior na partida, equipe de Sorocaba soma dez pontos e lidera o Grupo A14. Cariocas terminaram a partida com oito jogadores

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 10 (AFI) - Com estilo e categoria, o São Bento não deu chance à Portuguesa-RJ na manhã deste domingo. O time paulista goleou os cariocas, por 4 a 0, no Estádio Walter Ribeiro (CIC), em partida válida pela quinta e penúltima rodada, do Grupo A14 do Campeonato Brasileiro da Série D. O Azulão foi muito superior aos adversários que, terminaram a partida com somente oito jogadores.

Com o triunfo, o time de Sorocaba praticamente encaminhou a vaga para a segunda fase da competição nacional. A Portuguesa "respira por aparelhos" e depende de um empate em Minas, além de uma combinação de resultados para ainda sonhar com a classificação. O Azulão lidera o grupo com dez pontos, contra seis pontos do segundo colocado Villa Nova, e quatro pontos de Portuguesa-RJ e São José-RS, que aparecem, respectivamente, na terceira e quarta posição.

Implacável, São Bento goleia e encaminha vaga a próxima fase (Foto: Jesus Vicente / São Bento)
Implacável, São Bento goleia e encaminha vaga a próxima fase (Foto: Jesus Vicente / São Bento)

SÃO BENTO "PASSA O CARRO'
O São Bento foi muito superior no primeiro tempo, aproveitando os espaços dados pela Lusa que, praticamente, não ofereceu nenhuma resistência. Com este cenário, o Azulão abriu com muita facilidade, uma vantagem de 3 a 0. Logo aos dois minutos, Wilson Junior cabeceou para fora uma bola batida de escanteio. O primeiro gol do Azulão foi marcado aos nove minutos, com Waldir, que cobrou falta com maestria no canto esquerdo do goleiro Luciano.

A situação ficou pior para a Lusa Carioca que, ficou com um a menos aos 14 minutos. Depois que o lateral Diego Maia reclamou de forma acintosa de uma falta, ele foi - e bem - expulso, ao receber o segundo cartão amarelo. O São Bento aproveitou a vantagem numérica, com espaço para jogar, marcou mais um, desta vez aos 18 minutos, depois que Wilson Junior cruzou para Garré que mandou bem no canto de Luciano, 2 a 0.

GOL "SAI INHACA" DEPOIS DE 1021 MINUTOS
Estava fácil e aos 25 minutos, Anderson Cavalo testou para as redes mas o árbitro marcou erroneamente, uma falta do atacante. Aos 29 minutos, porém, Cavalo foi derrubado e o árbitro marcou o penal. Na cobrança, o mesmo Cavalo bateu no canto, o goleiro Luciano defendeu, mas soltou e no rebote o atacante dividiu com o goleiro, e acabou mandando a bola para as redes, 3 a 0.

O gol pôs fim a um longo período sem marcar, mais precisamente há 11 jogos (sete pelo Paulistão e quatro do Brasileiro). O último gola havia sido marcado em dia 12 de março, na vitória do Azulão, por 3 a 0, contra O Rio Claro em partida válida pelo Paulistão. Somando os 31 minutos, o artilheiro marcou depois de 1021 minutos. A blitz do Bentão seguiu, e aos 41, Wilson Junior quase fez o quarto gol. O placar, entretanto, ficou assim na primeira etapa.

AZULÃO MANTÉM O RITMO, E PORTUGUESA TEM TRÊS JOGADORES EXPULSOS
O São Bento manteve o ritmo forte no segundo tempo. Aos dois minutos, Garré mandou forte de longe e quase marcou o quarto gol; aos nove, Waldir rolou para Jô que bateu firme por cima; e aos 18 minutos, num belo numa bela sequencia de 24 passes, Pedro Henrique arrematou com força para fazer mais um, 4 a 0.

São Bento não tomou conhecimento da Portuguesa-RS (Foto: Jesus Vicente / São Bento)
São Bento não tomou conhecimento da Portuguesa-RS (Foto: Jesus Vicente / São Bento)

Aos 23 minutos, a Lusa ficou com nove jogadores em campo, depois que Allan Miguel deu uma forte cotovelada em Cavalo e foi - bem - expulso. Até os 30 minutos, o São Bento ainda tentou marcar por outra duas vezes, com Paulo Morais e Anderson Cavalo. E o que é ruim sempre pode piorar.

Aos 32 minutos o goleiro luso Luciano, que já tinha amarelo, foi expulso por tentar “fazer cera”, deixando a Portuguesa com oito atletas em campo. O volante Léo teve de ir para o gol. Mesmo assim o jogo ficou no 4 a 0, e vitória do São Bento que, praticamente assegurou a sua vaga para a segunda fase.

PRÓXIMOS JOGOS
Na última rodada, o São Bento vai até Porto Alegre encarar o São José. A partida está marcada para as 16h do próximo domingo. No mesmo dia e horário, a Portuguesa recebe o Villa Nova-MG.

Ficha Técnica

Fase
1ª Fase
Rodada
5ª rodada
Data
10/07/2016
Horário
11h00
Local
Estádio Walter Ribeiro - Sorocaba (SP)
Árbitro
William Machado Steffen (SC)

Renda
R$ 31.235,00
Assistentes
Alex dos Santos (SC) e Éder Alexandre (SC)

Público
2130 pagantes
Cartões Vermelhos
Portuguesa-RJ: Luciano, Allan Miguel , Diego Maia
Gols
São Bento-SP: Valdir 10' 1T, Guilherme Garré 16' 1T, Anderson Cavalo 29' 1T, Pedro Henrique 16' 2T
São Bento-SP
Rodrigo Viana;
Valdir, Rogério, Daniel Gigante e Pedro Henrique;
Leandro Melo (Mateus Cancian), Maicon, Guilherme Garré (Paulo Morais) e Jô;
Anderson Cavaloi (Eric Foca) e Wilson Junior
Técnico: Paulo Roberto
Portuguesa-RJ
Luciano;
Belarmino (Romarinho), Duarte, Allan Miguel e Diego Maia;
Léo, Adriano, Anderson, Maicon Assis(Rodrigo) e Gilcimar;
Dedé (Wellington Junior)
Técnico: Didinho
 
 
" />