Série D: Mesmo com pendências, competição terá inicio neste sábado

Com desistências, CBF ainda não confirmou novos participantes

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 22 (AFI) - Enroscado por uma longa batalha judicial, o Campeonato Brasileiro da Série D finalmente terá inicio, depois de 22 dias de adiamento. Mesmo entalados pelo prejuízos adquiridos com o atraso, acarretando em uma sede de gols, apenas dois poderão entram em campo neste sábado. Mixto-MT e Sampaio Corrêa-MA se enfrentam, às 16h, em Cuiabá-MT. Os 12 restantes serão no domingo em diferentes horários.

Em 2011, além do Tupi-MG, que se consagrou campeão do nacional, Santa Cruz-PE (vice), Oeste-SP e Cuiabá conquistaram o acesso para a Série C do Brasileiro. Enquanto isso, Brasil-RS, Araguaína-TO, Campinense-PB, Marília-SP amargaram o rebaixamento para a Série D, deste ano. Depois das pré-temporadas, quando todos acharam que a bola ia rolar começou a briga judicial.

Brasil-RS se confoma com a Série D. F: Assessoria GEB

Rebaixado no ano passado por escalação irregular – perdeu seis pontos -, o Brasil de Pelotas acionou a Justiça Comum no inicio do ano e “roubou” a vaga do Santo André na Terceira Divisão. Inconformado com tal atitude, o clube paulista entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que Terceira e Quarta Divisão não começassem até o fim da briga nos tribunais.

Acontece que, nas últimas semanas, o clube gaúcho teve essa liminar cassada e voltou a ter que se conformar com a Quarta Divisão. Assim, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ficou livre dos problemas e pôde confirmar clubes e tabela reformulada da competição.

Bola de Neve
Ao todo, durante a competição, serão sempre 16 jogos por rodada, mas algumas pendências ainda devem alterar a nova tabela da Série D, divulgada nesta quarta-feira. As indecisões criadas pela ausência constante da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fez com que o Gurupi-TO fosse o primeiro clube a desistir da competição.

Segundo a diretoria, a demora no inicio tirou a viabilidade de disputar a competição, já que o clube acumulou mais de R$ 150 mil em prejuízos. Apesar da lentidão da CBF, o Sobradinho-DF anunciou, nesta sexta-feira, que irá ocupar a vaga deixada pelo time tocantinense.
Assim, além de Sobradinho, o Grupo 05 será formada Ceilândia-DF, Cene-MS e Crac-GO. Mas, como sempre, a CBF ainda não confirmou as mudanças, que não param por aí.

Outro clube que cansou da falta de compromisso dos organizadores e decidiu desistir da competição foi o Resende-RJ. Depois de montar um elenco e treinar intensamente, o clube anunciou a desistência deixando a vaga para o Volta Redonda, que confirmou a participação, também nesta sexta-feira, através do presidente clube, Joselito Magalhães. Sendo assim, o Grupo 06 será formado por dois clubes cariocas, dois mineiros e um capixaba.

Pego de surpresa, o Marcílio Dias-SC viveu um dilema: competir ou não. Como tudo ainda era incerteza na Série D, o clube anunciou a desistência dois dias antes da CBF cravar o inicio do campeonato. Com isso, o diretor de futebol Marlon Bendini tentou convencer a cúpula do clube a voltar atrás e disputar a competição, mas tudo foi envão. Nesta sexta-feira, o clube anunciou oficialmente a desistência deixanda a vaga, possivelmente, para o Linense-SP.

Torcedores 'namoram' a taça conquistada pelo Tupi-MG

Jovem competição
Até 2008, os clubes campeões de competições organizadas pela CBF e estaduais entravam diretamente da Série C do Campeonato Brasileiro. Mas a partir de 2009, o caminho para chegar a elite do futebol nacional ficou mais longo. O primeiro a levantar a taça da competição foi o São Raimundo, do Pará, campeão com apenas três derrotas em 10 jogos.

No ano seguinte, o campeão da vez foi o Guarany de Sobral, do Ceará, deixando América-AM com o vice. Em 2011, o Tupi levantou a taça com campanha digna de campeão. Na fase de grupos, foram quatro vitórias, três empates e uma derrota. Nas semifinais, a primeira vítima foi o Oeste-SP com 6 a 1, no placar agregado, para o clube mineiro. Na final contra o tradicional Santa Cruz-PE, o Tupi venceu as duas partidas, passando a fase decisiva invicto.

Favoritos
Com clubes tradicionais como Remo e Juventude e jovens promessas como Mixto e Crac, o Campeonato Brasileiro da Série D, apesar de ser a quarta divisão no nacional impõe muita dificuldade aos seus competidores, principalmente pelo seus favoritos. O Juventude fez a melhor campanha dos times sulistas com seis vitórias em oito jogos, mas caiu nas oitavas de final contra o Mirassol (3 a 3 no placar agregado).

Em 2009, depois da fraca campanha na Série B, onde o Vasco levantou o caneco, o Campinense foi rebaixado par a Série C, deixando a fase classificatória escapar por apenas dois pontos. Mas em 2001, o tombo foi inevitável e o time amargou o rebaixamento com apenas nove pontos conquistados em oito jogos. Tudo isso, serviu de aprendizado e esse ano o time foi campeão estadual com apenas quatro derrotas em 18 jogos, na primeira fase. Na final desbancou o Sousa com um empate e uma vitória, chegando para a Série D como um dos favoritos.

Elenco do Sampaio Corrêa-MA fez o último treino nesta sexta-feira e segue para Cuiabá-MT, nesta noite

Outro campeão estadual que chega com moral é o Sampaio Corrâa. Com certa folga, o time comandado por Flávio Araújo conta com jogadores experientes e chega para brigar pelo título. Outro favorito é o Mirassol. O time vem trabalhando forte sob o comando do técnico Ivan Baitello e realizou diversas contratações. Na última delas, o time trouxe o experiente zagueiro Augusto, de 26 anos, que defendeu o Barueri no primeiro semestre.

Confira os jogos da 1ª rodada (horários de Brasília):

Sábado
16 horas

Mixto-MT x Sampaio Correa-MA

Domingo
15 horas
Guarani-MG x Friburguense-RJ
Resende-RJ x Nacional-MG*

15h30
Cianorte-PR x Marília-SP

16 horas
Ypiranga-PE x Horizonte-CE
Campinense-PB x Petrolina-PE
CSA-AL x Vitória da Conquista-BA
Feirense-BA x Sousa-PB
Gurupi-TO x CRAC-GO*
Aparecidense-GO x Ceilândia-DF
Brasil-RS x Arapongas-PR
Metropolitano-SC x Juventude-RS

17 horas
Penarol-AM x Atlético Acreano-AC
Comercial-PI x Araguaína-TO
Mogi Mirim-SP x Cerâmica-RS

18 horas
Vilhena-RO x Remo-PA
*Partida de times que desistiram da competição