Definido! CBF divulga data limite para desistências na Série D

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 05 (AFI) - A diretoria de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a data limite para os clubes que queiram desistir das disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Os times, com vaga garantida, que não tivere interesse de disputar o torneio, deverão manifestar-se até o dia 14 de maio.A partir desta data será aberto o período de preenchimento de vagas. Primeiramente, a vaga será preenchida pelo clube que tenha ficado uma posição atrás do desistente no respectivo campeonato estadual ou torneio seletivo.



Confira ainda:
Times da Série B têm estádios interditados e CBF altera tabela

Se, mesmo assim, ninguém preencher a vaga, a CBF abrirá a possibilidade para que outros Estados que estejam no mesmo grupo da equipe desistente herdem a vaga. Para isso, será utilizado a colocação no Ranking Nacional de Clubes da entidade.Caso a vaga continue sem ser preenchida, os clubes de todos os Estados do país concorram a esta vaga. O critério, neste caso, também será o ranking. Por fim, se, após todas essas etapas, não houver candidatos a vaga, o grupo será fechado com um clube a menos.



Em 2009, a Série D teve um grupo com um dos dez grupos da competição contou apenas com três clubes. Como nenhum representante do Acre quis disputar o torneio, o Grupo 1 foi formado apenas por Nacional-AM, Genus-RO e Roraima-RR.