ESPECIAL! Série D começa neste final de semana com 39 times

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 03 (AFI) - O Campeonato Brasileiro da Série D começa neste final de semana, com 39 times – o Estado do Acre tinha direito a uma vaga, mas nenhum clube aceitou participar. Além dos três paulistas - Ituano, Mirassol e Paulista – outro dois tem tradição em competições nacionais, casos de Santa Cruz-PE e Londrina-PR.

Veja também:
Clique e confira todas as notícias da Série D!

O Paulista, integrante do Grupo 6, recebe o Friburguense-RJ no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, enquanto que pelo Grupo 7, o Mirassol estréia no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, contra o time da casa. Já o Ituano recebe o Uberaba-MG no Estádio Novelli Junior, em Itu-SP.

Destaque nesta competição ao Santa Cruz FC do Recife-PE, clube de massa que por varias vezes participou da Elite do Brasileirão. No ano de 2006, o "Tricolor do Arruda" foi rebaixado para Série B e em 2007 o clube pernambucano foi rebaixado para Série C. Em 2008, o "Santa" não conseguiu classificação para ao menos se manter na Série C.

Enquanto Sport e Nautico, rivais tradicionais do Santa Cruz disputam a Série A do Brasileiro de 2009, a "Cobra Coral" tem na Serie D, a quarta Divisão do Brasileiro, como um novo desafio em sua história. O "Santa" estreia dia 5/7 contra o CSA no Estádio Rei Pelé as 16 horas em Maceió-AL.

Outro clube, o S.C. Corinthians Paranaense (ex-J.Malucelli), entra na competição pretendendo ser a "Nova Força" do Estado do Paraná. O clube mosqueteiro estréia fora de casa, segunda-feira, às 20h30, contra o Pelotas-RS no Estádio Boca do Lobo.

Regulamento:
A competição será disputada por 39 clubes, na seguinte forma:
1ª Fase: Os trinta e nove clubes, divididos em um grupo de três e nove grupos de quatro clubes, jogam entre si em turno e returno, dentro de cada grupo, classificando-se os dois primeiros lugares em cada grupo para a fase seguinte.

2ª Fase: os vinte clubes classificados na 1ª fase, divididos em dez grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se os clubes vencedores de cada grupo para a fase seguinte.

3ª Fase: os dez clubes classificados na 2ª fase, divididos em cinco grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta dentro de cada grupo, classificando-se os clubes vencedores de cada grupo e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase.

4ª Fase: os oito clubes classificados na 3ª fase, divididos em quatro grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se os vencedores de cada grupo para a fase seguinte.

5ª Fase: os quatro clubes classificados na 4ª fase, divididos em dois grupos de dois clubes cada, jogam entre si em ida e volta, dentro de cada grupo, classificando-se os vencedores de cada grupo para a fase seguinte. Todos os clubes classificados para esta fase subirão para a Série C.

6ª Fase: os dois clubes classificados na 5ª fase jogam entre si em ida e volta, decidindo o título de Campeão Brasileiro da Série D de 2009. A competição começa no próximo domingo, dia 5 de julho e vai até 1 de novembro.

Confira os grupos:

GRUPO A1
Gênus-RO
Roraima-RR
Nacional-AM

GRUPO A2
Cristal-AP
Moto Club-MA
São Raimundo-PA
Tocantins-TO

GRUPO A3
Treze-PB
Alecrim-RN
Ferroviário-CE
Flamengo-PI

GRUPO A4
CSA-AL
Central-PE
Santa Cruz-PE
Sergipe-SE

GRUPO A5
Atlético-BA
Fluminense-BA
Rio Branco-ES
Macaé-RJ

GRUPO A6
Tupi-MG
Friburguense-RJ
Paulista-SP
Madureira-RJ

GRUPO A7
Uberaba-MG
Uberlândia-MG
Mirassol-SP
Ituano-SP

GRUPO A8
Brasília-DF
CRAC-GO
Anapolina-GO
Araguaia-MT

GRUPO A9
Naviraiense-MS
Londrina-PR
Chapecoense-SC
Ypiranga-RS

GRUPO A10
Corinthians-PR
Pelotas-RS
São José-RS
Brusque-SC

 
 
" />