SÉRIE C: Com mudança no formato, estreia terá duelo entre maior vencedor e novato

Ao todo, cinco partidas dão o pontapé inicial na 'Terceirona' neste sábado; dois paulistas entram em campo

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 07 (AFI) - Com mudança no formato de disputa em relação aos oito últimos anos, cinco jogos dão o pontapé inicial na primeira rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro no decorrer do dia deste sábado (08). Destaques para o confronto entre Vila Nova e Manaus.

Isso porque, o duelo reúne um dos maiores campeões do torneio - time goiano tem dois títulos 1996 e 2015 - e a equipe amazonense que faz o primeiro jogo de sua história na ‘terceirona’ com apenas sete anos de vida.

A partida válida pelo Grupo A está marcada para as 19h, na Arena Amazônia. Os donos da casa irão entrar em campo pela primeira vez de forma oficial nesta retomada do futebol após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, afinal o Campeonato Amazonense foi declarado encerrado. Mesma situação do Vila Nova, que terá que se dividir entre o retorno do Campeonato Goiano e a Série C.

Com mudança no formato, estreia da Série C terá duelo entre maior vencedor e novato
Com mudança no formato, estreia da Série C terá duelo entre maior vencedor e novato
PAULISTAS EM CAMPO
Um pouco mais cedo, dois times paulistas entram em campo pelo Grupo B. Logo às 15h, o São Bento joga contra o São José-RS, fora de casa, em uma partida que será disputada em um Centro de Treinamento, em Eldorado do Sul, cidade próxima a Porto Alegre, obedecendo todas as medidas de segurança contra o coronavírus, assim como as demais partidas desta primeira rodada.

Já às 16h, será a vez do Ituano, que retorna a Série C após conseguir o acesso na temporada passada. Depois de uma campanha equilibrada no Paulistão na qual acabou eliminado nos pênaltis, na semifinal do Troféu do Interior pelo Guarani, o time de Itu reestreia na terceirona nacional contra a Tombense, no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco. Já que o Estádio Novelli Júnior ainda não estava liberado para receber jogos.

JOGO GRANDE
O sábado ainda tem mais uma partida envolvendo duas grandes equipes, que já figuraram nas primeiras divisões nacional. No Estádio da Curuzu, em Belém, o Paysandu recebe o Santa Cruz, às 17h, pelo Grupo A.

Por fim, no mesmo horário, o Brusque que se sagrou campeão da Série D na temporada passada, recebe o Ypiranga-RS, em um duelo entre dois times do sul do país, no Grupo B.

MODO DE DISPUTA
Diferente das temporadas anteriores, a Série C de 2020 terá apenas uma fase que será disputada em mata-mata: a grande decisão. O restante será disputado em duas fases, sempre dividos em dois grupos, que jogam em turno e retorno.

A primeira fase é composta por 20 clubes que estão divididos em dois grupos. Dentro das chaves, os clubes enfrentarão os próprios rivais em ida e volta. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançarão, enquanto os dois piores de cada chave serão rebaixados à Série D.

Na segunda fase, os oito clubes serão divididos em dois grupos da seguinte forma: 1º lugar do grupo A; 2º lugar do grupo B; 3º lugar do grupo A; 4º lugar do grupo B em uma chave e 1º lugar do grupo B; 2º lugar do grupo A; 3º lugar do grupo B; 4º lugar do grupo A na outra.

Após jogos de ida e volta dentro da própria chave, os dois melhores colocados de cada grupo garantirão o acesso. Os líderes ainda decidirão o título, em uma grande decisão disputada também em ida e volta.

Próximos Jogos
São José-RS x São Bento
08/08/2020 15:00
Ituano x Tombense-MG
08/08/2020 16:00
Paysandu-PA x Santa Cruz
08/08/2020 17:00
Brusque-SC x Ypiranga-RS
08/08/2020 17:00
Manaus-AM x Vila Nova-GO
08/08/2020 19:00
Treze-PB x Imperatriz-MA
09/08/2020 16:00
Jacuipense-BA x Remo-PA
09/08/2020 18:00
Ferroviário-CE x Botafogo-PB
09/08/2020 20:00
Boa Esporte-MG x Volta Redonda-RJ
10/08/2020 18:00
Londrina x Criciúma
10/08/2020 20:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!