Ypiranga x São José – Após acesso estadual, Canarinho pega gaúcho na Série C

Apesar de muitos encontros, esse será o primeiro duelo entre os dois times em uma competição nacional

por Agência Futebol Interior

Erechim, RS, 10 (AFI )- Depois de conquistar o acesso à elite do Campeonato Gaúcho na última quarta-feira, enfim o Ypiranga pode focar totalmente na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso pela competição nacional será contra o São José, futuro adversário do Gauchão no ano que vem. Os dois se enfrentam às 15h30 deste domingo, no Colosso da Lagoa, pela terceira rodada do Grupo B.

O Canarinho ainda não venceu. Tem um ponto na competição, conquistado no Acre no último domingo, contra o Atlético. No Colosso da Lagoa, disputou a sua estreia e foi derrotada pelo Paysandu por 1 a 0.

O Zeca ocupa o terceiro lugar, com 4 pontos em dois jogos. No sábado passado, aconteceu a primeira vitória, por 2 a 0, sobre o Luverdense. Antes disso, empatou por 1 a 1 com o Tombense na primeira rodada.

PRIMEIRA VEZ
Este será o primeiro encontro entre Ypiranga e São José em um campeonato nacional. Apesar disso, os dois estão acostumados a se enfrentarem em jogos com caráter decisivo no Rio Grande do Sul. Em 1999, em pleno Colosso da Lagoa, o São José fez 2 a 0 e garantiu seu lugar na Série A do Gauchão. Em 2016, em dois jogos extremamente equilibrados, o Ypiranga levou a melhor nos pênaltis nas semifinais da Supercopa Gaúcha.

Ypiranga conquistou acesso no Gaúcho. (Foto: Divulgação / YFC)
Ypiranga conquistou acesso no Gaúcho. (Foto: Divulgação / YFC)

O último encontro entre os dois clubes aconteceu no ano seguinte, durante o Gauchão, com empate em 1 a 1 na partida realizada no Vieirão, em Gravataí. Naquela ocasião, os dois times brigavam para fugir da zona de rebaixamento. O Ypiranga não escapou.

OS TIMES
Depois de falhar na missão na disputa da Divisão de Acesso do ano passado, o Ypiranga venceu o Gória nos pênaltis, na última quarta-feira, depois de vitória por 1 a 0 no tempo normal, e conseguiu voltar a divisão principal. Agora, ainda vai disputar final do estadual, mas o técnico Fabiano Daitx já deve começar a poupar menos jogadores nas partidas do Brasileiro.

O São José terá a primeira "esticada" da volta ao mundo em cinco meses. Serão dois jogos em sequência fora de casa e com viagens longas: domingo, em Erechim, contra o Ypiranga, e no outro final de semana em Rio Branco, no Acre. Por isso, o técnico Rafael Jaques estuda poupar alguns atletas, não se já neste final de semana ou apenas no duelo em território acreano.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
3ª rodada
Data
12/05/2019
Horário
15h30
Local
Colosso da Lagoa - Erechim (RS)
Árbitro
Leonardo Ferreira Lima (PR)

Assistentes
Luiz H Souza Santos Renesto (PR) e Daniel Cotrim de Carvalho (PR)

Cartões Amarelos
Ypiranga-RS: Quirino
São José-RS: Alemão, Machado

Gols
Ypiranga-RS: Paulinho 3' 1T, Paulinho 6' 1T
Ypiranga-RS
Deivity;
Wesley, Renato, Marcão e Henrique Ávila (João Vitor);
Wagner, Fábio, Reinaldo (Fidélis) e Jackson;
Paulinho (Lima) e Quirino.
Técnico: Fabiano Daitx
São José-RS
Fábio;
Márcio Lima, Goiano, Alemão e Marcelo (Dudu);
Machado, Karl e Rafael Tavares (Crystopher);
Everton Júnior (Matheusinho), Cláudio Maradona e Luiz Eduardo.
Técnico: Rafael Jaques