G4 fechando e Remo acima dos 60% para cair: as chances do Grupo A da Série C

Restam cinco rodadas para o fim da fase de grupos e alguns times já vão encaminhado a classificação ou a queda

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 10 (AFI) - O Campeonato Brasileiro da Série C é a típica competição de ‘tiro curto’. Se algum time acreditou que poderia reagir a qualquer momento, pode quebrar a cara agora que faltam cinco rodadas para o fim da fase de grupos. Com isso, as probabilidades de mudar cenários negativos diminuem, assim com as chances de algo dar errado para aqueles que vivem bons momentos. Segundo dados do site Chance de Gols, duas vagas do G4 do Grupo A estão praticamente definidas, enquanto o Remo vai ter vida difícil para evitar a queda.

Grande surpresa da competição, o Atlético Acreano vem se mantendo na liderança, hoje com 26 pontos, a nove do quinto colocado Botafogo-PB, primeiro time fora da zona de classificação. Como restam 15 pontos em disputa, a confirmação da vaga nas quartas de final está próxima. A chance do time atleticano se classificar é de 99.8%. O segundo colocado Náutico, com 22 pontos, conseguiu uma grande reação e também está quase lá, com 95.7%.

Mais abaixo, a briga começa a ficar um pouco mais aberta. O terceiro colocado Santa Cruz, com 20 pontos, está a apenas três pontos do Botafogo-PB. Ainda assim, os números são bons, com 80.6% de chances de classificação. O quarto colocado Confiança, com 19, já não está tão confortável, com 53.4% na probabilidade. Além disso, aparece com 1.3% de chance de rebaixamento.

Atlético-AC está próximo de vaga nas quartas. (Foto: Manoel Façanha)
Atlético-AC está próximo de vaga nas quartas. (Foto: Manoel Façanha)
LIMBO
Os primeiros times fora do G4 vivem numa espécie de limbo, com chances consideráveis de classificação ao mesmo tempo em que os números apontam certo risco de rebaixamento. É o caso do Botafogo-PB, com 17 pontos, 38.8% de chances de avançar e 3.0% de cair. Com a mesma pontuação, o sexto colocado Globo tem 13.4% de classificação e 9.8% de rebaixamento.

O time mais equilibrados nas probabilidades é o ABC, sétimo colocado, com 15 pontos. Apesar de ter dois pontos a menos que o Globo, está próximo nos números que indicam possibilidade de classificação, com 13.1%. A chance de cair, no entanto, é maior, com 17%. Com a mesma pontuação que o ABC, o oitavo colocado Salgueiro tem 2.3% para avançar e 45% para cair.

Enquanto isso, as duas equipes na zona de rebaixamento já estão praticamente fora da briga pela classificação, ambas abaixo de 2%. A vice-lanterna Juazeirense, com 13 pontos, tem 57% de chances de cair. Já o lanterna Remo, com 11, aparece com 65.9%. A distância dos remistas para o Salgueiro, primeiro time fora do Z2, é de quatro pontos.

 
 
" />