Solução Simples: Treze na Série C e boicote dos demais clubes

Basta a CBF colocar o Treze-PB na Série C e fazer a competição com 21 times

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 19 (AFI) - A solução para o início da Série C é simples e tem lição histórica. Basta a CBF colocar o Treze-PB na Série C e fazer a competição com 21 times. E os demais 20 clubes realizam o boicote esportivo contra o Treze. Simples, prático e objetivo.

Em 1987, Ponte Preta e Bandeirante de Birigui foram rebaixados no Campeonato Paulista e em 1988 tinham que disputar a Divisão Intermediária (hoje, A2).

Ponte Preta e Bandeirante não aceitaram o rebaixamento dentro de campo e foram para o tapetão. Não quiseram saber da Justiça Desportiva e foram buscar abrigo na Justiça Comum.

Graças a uma liminar do Ministro Edson Vidigal, do extinto Tribunal Federal de Recursos, Ponte Preta e Bandeirante foram incluídos na primeira divisão do Campeonato Paulista de 1988.

Os demais clubes simplesmente boicotaram Ponte Preta e Bandeirante e o que se viu foi um espetáculo ridículo promovido por Ponte Preta e Bandeirante: Ponte e Bandeirante entravam em campo e o adversário não aparecia. Até hoje esta história macula a imagem de Ponte Preta e Bandeirante.

O campeonato surgiu normalmente, a Justiça Desportiva prevaleceu, cassou-se a liminar, e Ponte Preta e Bandeirante perderam todo o ano 1988, voltando às atividades somente em 1989. Sorte dos dois clubes que, na época, a FIFA não era rigorosa como é hoje com equipes que se aventuram irresponsavelmente na Justiça Comum.

Tradição e incompetência
O Treze tem história no futebol paraibano, já foi 14 vezes campeão estadual, esteve alguma vezes na Série A do Campeonato Brasileiro, na época do congestionamento de equipes, mas tem que ser responsabilizado exemplarmente e punido com um longo afastamento por culpa exclusiva de seus oportunistas dirigentes que não tiveram competência de conquistar uma vaga de forma honesta e dentro do campo.

Para quem não sabe, o Treze, além não ter conquistado o acesso dentro de campo para a Série C em 2011, este ano foi mal no Estadual e sequer conseguiu classificar-se para a Série D.

 
 
" />