BOMBA! Clube é punido pelo STJD e acaba rebaixado na Série C

O Xavante foi condenado por ter escalado jogador irregular ainda na primeira rodada

por Agência Futebol Interior

Cláudio foi pivô da polêmica

Pelotas, RS, 15 (AFI) – O Brasil-RS está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho foi punido com a perda de seis pontos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD), na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, e não tem mais como evitar a queda. Faltando apenas uma rodada, caiu para um ponto no Grupo D contra sete do Santo André, o penúltimo colocado.

O Xavante foi julgado por ter escalado o lateral-direito Cláudio de maneira irregular na vitória sobre o próprio Santo André, por 3 a 2, logo na primeira rodada. O clube foi incluso no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz "incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida".

Tudo começou quando o jogador ainda atuava pelo Ituitutaba-MG (hoje Boa Esporte) na Série C de 2010 e acabou sendo expulso na partida do dia 20 de novembro, diante do ABC. De lá pra cá, o Cláudio não cumpriu esta suspensão nos clubes que passou e quem acabou tendo o prejuízo foi o Brasil de Pelotas, que na primeira oportunidade que teve, utilizou o jogador numa competição organizada pelo CBF.

Num primeiro julgamento, o Xavante alegou que, após diversas transferências do jogador quando saiu do Ituiutaba, o mesmo deveria ter cumprido a suspensão automática imposta por qualquer competição que disputou, seja ela administrada pela CBF ou não. Com quatro votos a favor e um contra, os gaúchos foram absolvidos.

Acontece que o Joinville e a Procuradoria do STJD pediram a reabertura deste processo, levantando uma suspeita quanto à defesa do Brasil, que na ocasião transferiu toda a culpa deste fato à Federação Mineira de Futebol. Com base no artigo 71 do do Regulamento Geral de Competições (RGC), “competição subseqüente” se depreende os torneios organizados pela CBF, sendo algo óbvio de ser entendido segundo os recorrentes.

Como a decisão saiu no Pleno, o Brasil não tem mais como recorrer. Com isso, o time gaúcho apenas cumprirá tabela na última rodada, quando recebe o Santo André, em Pelotas, no próximo domingo. Antes da perda dos pontos, o clube precisa apenas de um empate para evitar a degola.

 
 
" />