Série B: Botafogo-SP e Confiança-SE se reencontram depois de 44 anos

Na estreia, o Pantera foi derrotado pelo Cruzeiro, fora de casa, por 2 a 1, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (BH)

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 11 (AFI) - Com portões fechados por causa da Covid-19, Botafogo-SP e Confiança-SE se enfrentarão na noite desta terça-feira, a partir das 19h15, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a segunda divisão nacional.

Na estreia, o Pantera foi derrotado pelo Cruzeiro, fora de casa, por 2 a 1, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (BH). Já o time sergipano, que retornou à Série B depois de 28 anos, depois de estar perdendo por 2 a 0, arrancou um empate, em casa, diante do Paraná por 2 a 2, na Arena Batistão, em Aracaju (SE).

Botafogo-SP e Confiança-SE se reencontram depois de 44 anos
Botafogo-SP e Confiança-SE se reencontram depois de 44 anos
A partida desta terça-feira marca o reencontro entre as duas agremiações depois de quase 44 anos. O único duelo da história entre eles foi realizado em 25 de setembro de 1976, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, jogo este válido pela 8ª rodada do Grupo B, da primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Com um gol anotado aos 26’ do primeiro tempo pelo centroavante Arlindo Fazolin e dois gols marcados pelo saudoso ponta direita Zé Mário, aos 30’ e 45’ do segundo tempo, o Tricolor ribeirão-pretano derrotou o Dragão Proletário por 3 a 0. Naquela oportunidade, o Pantera tinha como time base o goleiro paraguaio Aguilera; Wilson Campos, Nei Róz, Manoel e Mineiro; Lorico, Sócrates e Alfredo, Zé Mário, Arlindo Fazolin e João Carlos Motoca. Já o Confiança, que se tornaria bicampeão sergipano em 1977, tinha base formada com Zé Luís; Gilson, Lourival, Fescina e Pedrinho; Dudu, Deri e Samuca; Peri, Joãozinho e Luiz Carlos.

Em 1976, o Botafogo terminaria a primeira fase do Brasileirão como líder do Grupo B e o Confiança na 7ª posição da chave, que além do Pantera e do Dragão contou com as participações do São Paulo, Atlético Paranaense, Londrina, Cruzeiro, Portuguesa-SP, Coritiba e Uberaba.