Série B: Sonhando com permanência, São Bento desafia tabu de 39 anos contra Ponte Preta

São 36 vitórias para a Macaca, contra apenas 11 do time sorocabano, além de 28 empates

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 04 (AFI) - Em duelo paulista, o São Bento encara a Ponte Preta nesta terça-feira (05), a partir das 21h30, no estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso, em Campinas (SP), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a segunda divisão nacional.

Este será o 76º confronto entre as duas equipes, desde 1935. o retrospecto é amplamente favorável a Alvinegra campineira. São 36 vitórias para a Macaca, contra apenas 11 do time sorocabano, além de 28 empates.

Além do retrospecto negativo, o Bentão não vence a Ponte Preta como visitante há 39 anos. A ultima vitória foi de 2 a 1, no Majestoso, pelo Paulistão 1980. De lá pra cá, a equipe beneditina visitou a Macaca em mais catorze oportunidades, com oito derrotas e seis empates.

Sonhando com permanência, São Bento desafia tabu de 39 anos contra Ponte
Sonhando com permanência, São Bento desafia tabu de 39 anos contra Ponte

No primeiro turno da competição atual, eles empataram por 0 a 0, no estádio Walter Ribeiro, o CIC, em Sorocaba (SP), pela 14ª rodada.

CENÁRIO
O São Bento, que não vence há cinco jogos - duas derrotas e três empates, luta desesperadamente contra o rebaixamento à Série C, a Terceirona do Brasileirão. O Alviceleste de Sorocaba segura a lanterna da competição, com 29 pontos, seis pontos atrás do Londrina, primeiro fora do Z4.

Já a equipe de Campinas, que também não vence há cinco jogos - uma derrota e quatro empates, tem chance remota de alcançar o G4 e corre pequeno risco de queda. A Macaca esta em 12º lugar, com 42 pontos, nove atrás do Atlético-GO, que fecha a zona de acesso. Por outro lado, a Alvinegra tem nove pontos de vantagem do Figueirense, que abre a zona da degola.

Na rodada passada, as duas equipes jogaram fora de seus domínios. O Bentão empatou com o Criciúma por 1 a 1, em Criciúma (SC), enquanto que a Ponte Preta empatou com o América Mineiro por 0 a 0, em Belo Horizonte (MG).