Série B: Próximo do acesso, Sport defende tabu diante do Paraná na Ilha do Retiro

Até aqui foram doze vitórias leoninas, contra seis dos tricolores e mais dois empates

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 23 (AFI) - Em duelo na parte de cima da tabela, Sport e Paraná se enfrentam na noite desta quarta-feira, a partir das 19h15, no estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE), na abertura da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a segunda divisão nacional.

Este será o 21º confronto entre as duas agremiações desde 1994. O retrospecto favorece amplamente ao time pernambucano que tem o dobro das vitórias do rival paranista. Até aqui foram doze vitórias leoninas, contra seis dos tricolores e mais dois empates.

Além da vantagem história, o Sport não perde para a Gralha Azul há seis anos. A ultima derrota foi, fora de casa, por 1 a 0, gol de Wellington, pela Série B de 2013. De lá pra cá, foram mais quatro confrontos e quatro vitórias leoninas.

 Próximo do acesso, Sport defende tabu diante do Paraná na Ilha do Retiro
Próximo do acesso, Sport defende tabu diante do Paraná na Ilha do Retiro
Como mandante do confronto, o tabu sobre os paranaenses é ainda maior. A ultima e única derrota em casa para o Paraná foi há 23 anos, por 1 a 0, gol de Claudinho, jogo do Brasileirão de 1996. Desde então, foram mais sete duelos em solo pernambucano, com sete vitórias do Leão.

No primeiro turno da competição atual, com gol de Hernane, aos 13 minutos do primeiro tempo, o Sport venceu o Paraná por 1 a 0, no estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR), pela 12ª rodada.

CENÁRIO
O Rubro-negro pernambucano, que não perde há oito jogos, vem de um empate sem gols com o Brasil de Pelotas, fora de casa. Precisando de aproximadamente dez pontos em oito rodadas para garantir acesso à elite nacional, o Leão aparece na segunda colocação da tabela da Série B, com 53 pontos, seis pontos atrás do líder Bragantino. O Sport tem seis pontos de vantagem sobre o América-MG, primeiro fora do G4.

Já a equipe paranista esta em 7º lugar, com 44 pontos, a três pontos do arquirrival Coritiba, que fecha a zona de acesso. Para não se distanciar do G4, o Tricolor da Vila busca a reabilitação, pois vem de derrota, em casa, para o Figueirense por 1 a 0.