Série B: Time de Sorocaba fará 11.º jogo contra times da região Centro-Oeste

Será o primeiro jogo oficial entre ambos na história e o primeiro do clube de Sorocaba em contra times do Mato Grosso

por Rivail Oliveira

Sorocaba, SP, 9 (AFI) - O São Bento enfrenta neste sábado, o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2019. Será o primeiro jogo oficial entre ambos na história e o primeiro do clube de Sorocaba em torneios oficiais contra um time do Mato Grosso.

Nas suas sete participações em campeonatos brasileiros, desde 1979, o São Bento fará neste sábado, seu 11.º jogo contra times da região Centro Oeste em certames nacionais. Foram até o momento 10 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, 10 gols marcados pelo Azulão e 14 sofridos.

São Bento perdeu para o Atlético-GO por 3 a 1 na estreia
São Bento perdeu para o Atlético-GO por 3 a 1 na estreia
HÁ QUATRO DÉCADAS
Essa história começou há 40 anos atrás, no brasileiro da primeira divisão, única participação do Bentão na elite nacional, em 1979. Naquele ano, o São Bento chegou a enfrentar dois times do Centro Oeste: Mato Grosso do Sul, Comercial e Operário.

Pelo então Grupo J, o São Bento empatou com o Operário por 2 a 2 em 11 de novembro, gols de Cremilson e Campos, jogo em Sorocaba. No dia 25 de novembro de 1979, o Bentão foi ao Centro Oeste e venceu o Comercial de Campo Grande/MS,por 1 a 0, gol de Brandão.

Naquele ano o Azulão Sorocabano passou para a segunda fase num grupo que tinha o Flamengo de Zico e o Palmeiras em grande fase, em chave com ainda o Comercial de Ribeirão (Bentão perdeu por 4 a 0 para Flamengo e Palmeiras); e terminou em 15.º lugar no Brasileiro.

Paulo Roberto Santos
Paulo Roberto Santos
SEM DUELOS DE 1981 A 2017
Não houve embate entre o time de Sorocaba com times do Centro-Oeste nos brasileiros de 1981 e 1983 (Taça de Prata), em1992 (Terceira Divisão), e na volta do time aos nacionais, em 2016 (Série D), e ainda em 2017 (Série C).

Nestes anos, sob o comando do treinador Paulo Roberto Santos, o clube de Sorocaba conseguiu dois acessos seguidos, chegando à Série B.

EM 2018 NA SÉRIE B
No primeiro ano voltando a jogar a brasileiro da segunda (Série B), o São Bento fez seis duelos contra times do Centro Oeste em 2018, enfrentando Goiás, Atlético e Vila Nova, com uma vitória, dois empates e três derrotas.

Contra o Goiás, o Azulão jogou na terceira rodada, 28 de abril no CIC, e empatou por 1 a 1 com gols de Walterson e Rafinha; e dia 21 de agosto, perdeu por 2 a 1 em Goiânia, gols de Anderson Sales, marcando para os goianos Lucão e Giovanni.

Contra o Atlético foi uma vitória, dia 27 de julho no CIC, gol de Anderson Sales; o rubro-negro venceu em 15 de novembro de 2018, 1 a 0, em Goiânia, gol de André Luiz.

Contra o Vila Nova, foi uma derrota – 1 a 0 no dia 31 de julho, em Goiânia, gol de Alan Mineiro; e um empate, 23 de novembro, em Sorocaba (Cordeiro duas vezes para os paulistas, marcando Alan Mineiro e Matheus Anderson para os goianos).

EM 2019, DOIS JOGOS
Nesta temporada de 2019, o time de Sorocaba já enfrentou times do Centro Oeste duas vezes. Dia 26 de abril deu Atlético no CIC, 3 a 1 (gols de Zé Roberto para o São Bento; Mike, Lucas Rocha e Jarro para os goianos); e 11 de junho, 1 a 0 para o Vila Nova, em Goiânia, gol de Bruno Mota.

Restam mais quatro jogos do Bentão contra times da região central do país: 10 de agosto, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal; dia 31 de agosto, contra o Atlético em Goiânia, e mais dois sem data confirmada: Vila Nova e Cuiabá, ambos em Sorocaba.