Brasil de Pelotas 5 x 0 Vila Nova - Goleada praticamente assegura Xavante na Série B

Por outro lado, o Tigre viu as chances de acesso serem reduzidas com a derrota

por Agência Futebol Interior

Pelotas, RS, 06 (AFI) - Em uma noite inspirada de Welinton Júnior, o Brasil de Pelotas encaminhou a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro nesta terça-feira ao golear o Vila Nova, por 4 a 0, no Bento Freitas, pela 35ª rodada. Por outro lado, o time goiano praticamente deu adeus as chances de acesso.

A segunda vitória seguida colocou o Brasil de Pelotas na 14ª colocação, com 43 pontos. São necessários apenas mais dois para escapar matematicamente do rebaixamento. Já o Vila Nova chegou ao terceiro jogo seguido sem vencer e estacionou nos 52, cinco a menos que o G4.

PRIMEIRO TEMPO
Logo aos seis minutos, em um contra-ataque puxado por Diego Miranda, o Brasil de Pelotas quase abriu o placar. Lourency recebeu livre de marcação e bateu em cima do goleiro Rafael Santos. O Xavante continuou pressionando o Vila Nova, que não conseguia ficar muito tempo com a bola nos pés.

Aos 26 minutos, Itaqui cobrou falta na barreira e a bola sobrou para Leandro Leite encher o pé. Rafael Santos passou dela, mas conseguiu fazer a defesa com a perna. Na sequência, Lourency bateu colocado de longe e assustou o goleiro do Vila Nova. Depois foi a vez de Itaqui levar perigo em cobrança de falta.

O Brasil de Pelotas goleou o Vila Nova e praticamente se garantiu na Série B de 2019 (Foto: Carlos Insaurriaga/GEB)
O Brasil de Pelotas goleou o Vila Nova e praticamente se garantiu na Série B de 2019 (Foto: Carlos Insaurriaga/GEB)

De tanto pressionar, o Brasil de Pelotas abriu o placar aos 41 minutos. Itaqui cobrou escanteio na segunda trave e Éder Sciola subiu bem para cabecear no ângulo. Na primeira boa chegada, o Vila Nova só não empatou porque Marcelo Pitol fez grande defesa em chute de Alan Mineiro.

SEGUNDO TEMPO
Insatisfeito com o desempenho ofensivo do Vila Nova, o técnico Hemerson Maria colocou Léo Itaperuna na vaga de Juninho no intervalo. Mas quem criou a primeira chance do segundo tempo foi o Brasil de Pelotas. Aos cinco, Lourency recebeu dentro da área, cortou o zagueiro e bateu para grande defesa de Rafael Santos.

Aos dez não teve jeito. Welinton Júnior puxou contra-ataque e perdeu a bola, que sobrou para Wallace Pernambucano. O camisa 9 ajeitou para o atacante bater com categoria por cima do goleiro, fazendo o segundo do Brasil de Pelotas. Aos 17, o Xavante liquidou a partida com um golaço de Lourency.

O atacante recebeu na entrada da área, deixou o marcador no chão e mandou no ângulo de Rafael Santos. O Vila Nova parecia entregue e viu o Brasil marcar o quarto aos 29 com Welinton Júnior em chute de fora da área. Alan Mineiro tentou diminuir, mas Marcelo Pitol espalmou. Rafael Silva também assustou de longe.

Mas ainda tinha tempo para o Brasil de Pelotas fazer o quinto. Welinton Júnior puxou o contra-ataque, invadiu a área e só rolou para Michel completar.

PRÓXIMOS JOGOS
Os dois times voltam a campo na sexta-feira, pela 36ª rodada. O Brasil de Pelotas encara o lanterna Boa Esporte, às 20h30, no Dilzon Melo, em Varginha, enquanto o Vila Nova recebe o Figueirense, às 19h15, no Serra Dourada, em Goiânia.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
35ª rodada
Data
06/11/2018
Horário
19h15
Local
Bento Freitas - Pelotas (RS)
Árbitro
Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)

Renda
R$ 54.920,00
Assistentes
Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)

Público
3.260 pagantes
Cartões Amarelos
Vila Nova-GO: Geovane

Gols
Brasil-RS: Éder Sciola 41' 1T, Welinton Júnior 10' 2T, Lourency 17' 2T, Welinton Júnior 29' 2T, Michel 42' 2T
Brasil-RS
Marcelo Pitol;
Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton e Alex Ruan;
Itaqui, Leandro Leite, Rafael Gava (Welinton Júnior depois Léo Bahia) e Diego Miranda;
Lourency e Wallace Pernambucano (Michel).
Técnico: Rogério Zimmermann
Vila Nova-GO
Rafael Santos;
Maguinho, Wesley Matos, Diego Giaretta e Gastón Filgueira;
Geovane, Heitor e Alan Mineiro;
Mateus Anderson, Juninho (Léo Itaperuna) e Rafael Silva.
Técnico: Hemerson Maria
 
 
" />