Ponte Preta x Avaí - Macaca, decide para onde vai!

A vitória recoloca o time na briga por uma vaga no G4, mas um tropeço pode aproximá-lo da zona de rebaixamento

por Agência Futebol Interior

Araraquara, SP, 03 (AFI) - O primeiro turno para a Ponte Preta vai chegar ao fim neste sábado, quando recebe o Avaí, às 19 horas, na Arena Fonte Luminosa, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. E está na hora da Macaca decidir se vai brigar pelo acesso, ser apenas uma coadjuvante ou lutar contra o rebaixamento para a Série C.

Sem ganhar há três jogos - duas derrotas e um empate -, a Ponte Preta está na zona intermediária da tabela, com 25 pontos. A diferença para o G4 hoje é de quatro e para a degola é cinco. Já o Avaí defende uma invencibilidade de quatro partidas - apesar de ter empatado as três últimas - e tem 28 pontos.

O duelo deste sábado também vai reunir o segundo pior mandante e o melhor visitante. A Ponte Preta ganhou dois jogos, empatou dois e perdeu quatro atuando em casa, tendo melhor desempenho apenas que o lanterna Boa Esporte. Por outro lado, o Avaí fora de casa acumula cinco vitórias, dois empates e duas derrotas.

A Ponte Preta perdeu para o Juventude na primeira partida que fez em Araraquara (Foto: Fabio Leoni/Ponte Press)
A Ponte Preta perdeu para o Juventude na primeira partida que fez em Araraquara (Foto: Fabio Leoni/Ponte Press)
PUNIÇÃO

A partida será realizada em Araraquara porque a Ponte Preta foi punida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de dois mandos de campo devido a um rojão atirado pela torcida do lado de fora para dentro do Moisés Lucarelli durante a partida contra o Oeste, pela sétima rodada. A derrota para o Juventude, por 1 a 0, na semana passada, já aconteceu na Arena Fonte Luminosa.

Os torcedores pontepretanos podem comparecer normalmente ao jogo. Vale lembrar que a Macaca realizou os seis primeiros jogos como mandante sem a presença da torcida devido a invasão de campo de alguns alvinegros na derrota para o Vitória, por 3 a 2, que culminou com o rebaixamento do clube no Brasileirão do ano passado. A única partida desta Série B que a Ponte fez no Majestoso com a torcida foi na vitória sobre o Fortaleza, por 2 a 0.

NÃO PERCA
O jogo deste sábado será transmitido ao vivo pela Rádio Futebol Interior, com narração de Marcelo Corsato, comentários de Luis Fabiani, reportagens de Carlos Corsato e Anna Voloch no placar ao vivo. A TV Futebol Interior fica sob coordenação de Giovane Paiola.

CARAS NOVAS
A Ponte Preta ganhou duas opções de última hora para encarar o Avaí. Últimos reforços anunciados pela diretoria, o lateral-esquerdo Nicolas e o atacante Hyuri apareceram no BID e podem ser utilizados pelo técnico João Brigatti.

No entanto, nenhum deles será titular. Recuperado de contusão, Orinho disputa uma vaga na lateral esquerda com Ruan, que pode também ir para a direita - sua posição de origem. Se isso acontecer, Igor Vinícius disputaria uma posição com Paulinho na armação das jogadas.

O técnico João Brigatti não vai poder contar com quatro jogadores. Os meias Tiago Real e Murilo e os atacantes Felippe Cardoso e Roberto seguem em tratamento no departamento médico. Os dois últimos não atuam há dois meses.

Um dos destaques da Série B, o lateral Guga vem recebendo sondagens de clubes do exterior (Foto: Jamira Furlani/Avaí)
Um dos destaques da Série B, o lateral Guga vem recebendo sondagens de clubes do exterior (Foto: Jamira Furlani/Avaí)
NOVIDADE NO LEÃO

Marquinhos conseguiu o que queria: cavou uma vaguinha no time titular do Avaí. Recentemente o jogador reclamou da falta de oportunidades com o técnico Geninho, o que gerou um mal-estar entre elenco e comissão técnica, mas que já foi superado pelas duas partes. Só que a queixa do meia foi ouvida e ele deve entrar em campo neste sábado.

Marquinhos treinou com o time principal durante a semana, mas não foi confirmado pelo técnico Geninho, que fechou o último trabalho com bola, realizado nesta sexta-feira. Ainda assim, se realmente começar em campo, o meia obriga o treinador a mexer com o sistema de jogo. O principal candidato a perder posição é o zagueiro Marquinhos Silva. Com isso, o Avaí passa a jogar no 4-4-2, com Renato, Pedro Castro e Luan no meio-campo.

“Tenho observado algumas situações com a bola rolando e isso dificulta um pouco as coisas. Sem poder treinar não sei qual a real resposta que a equipe pode dar numa situação. Essas alterações com jogo em andamento tenho feito mais na intuição, mas estou começando a treinar novas situações com a equipe”, afirmou o comandante.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
19ª rodada
Data
04/08/2018
Horário
19h00
Local
Arena Fonte Luminosa - Araraquara (SP)
Árbitro
Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Renda
R$ 7.920,00
Assistentes
Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)

Público
721 pagantes
Cartões Amarelos
Ponte Preta-SP: Orinho, Júnior Santos
Avaí-SC: Luan

Gols
Ponte Preta-SP: André Luís 31' 1T, André Luís 21' 2T
Avaí-SC: Rodrigão 7' 1T, Guga 45' 2T
Ponte Preta-SP
Ivan;
Igor, Renan Fonseca, Léo Santos e Ruan;
Nathan, João Vitor e Orinho (André Castro);
André Luis (Victor Rangel), Danilo Barcelos (Hyuri) e Júnior Santos.
Técnico: João Brigatti.
Avaí-SC
Aranha;
Airton, Marquinhos Silva e Betão;
Guga, Pedro Castro, Luan (Beltran), Renato e João Paulo (Capa);
Romulo e Rodrigão (Getulio).
Técnico: Geninho.
 
 
" />