Fortaleza supera feito do Guarani na Série B e encaminha acesso. Entenda!

Vitória sobre o Sampaio rendeu ao Leão o melhor início da história da segunda divisão

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 04 (AFI) - A Série B do Campeonato Brasileiro ainda está na oitava rodada, mas a vitória do Fortaleza sobre o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, no último sábado, pode ser um indício forte que o Leão está caminhando a passos largos rumo ao acesso à elite. O resultado positivo deu ao time cearense o melhor começo de Série B da história desde quando o torneio começou a ser disputado em pontos corridos.

Desde que o torneio começou a ser disputado neste formato, em 2006, apenas o Guarani havia conseguido somar 22 pontos em oito rodadas. O Fortaleza chegou a mesma pontuação contra o Sampaio Corrêa, mas leva vantagem sobre o Bugre no saldo de gols (13 a 8).

Clubes considerados grandes no futebol brasileiro que disputaram a Série B nos últimos 12 anos não chegaram nem perto da campanha, o que engrandece ainda mais o feito de Guarani e Fortaleza. Corinthians e Botafogo foram quem mais chegaram perto, somando 20 pontos. O Vasco, em 2010, e o Criciúma, em 2007, somaram 19.

O Palmeiras, que passou pela Série B em 2013, sequer está neste grupo seleto. No ano que esteve na segunda divisão, a equipe chegou a oitava rodada atrás da Chapecoense, que era líder com 20 pontos.

A Portuguesa de 2011, que ficou conhecida como Barcelusa, pelo bom futebol apresentado, fez apenas 17 pontos. Por outro lado, a equipe paulistana é recordista de pontos na Série B com 81. Se manter o aproveitamento absurdo de 91% na competição, o Fortaleza pode bater esse recorde. Neste cenário, o Leão terminaria o torneio com 103 pontos.

Campeão em 2015, o Botafogo não conseguiu igualar o feito de Guarani e, agora, Fortaleza
Campeão em 2015, o Botafogo não conseguiu igualar o feito de Guarani e, agora, Fortaleza

VAI SUBIR?
Se manter o ritmo, dificilmente o Fortaleza vai perder o acesso à elite do futebol brasileiro de acordo com os números do últimos anos. Em 2009, ano do último acesso à elite, o Guarani somou 69 pontos e subiu com a vice-liderança, perdendo o título para o Vasco.

Nos últimos 12 anos, apenas quatro times (Criciúma - 2007/ Náutico - 2010/ América-MG - 2014 e Juventude - 2017) ficaram sem o acesso. Vale lembrar que o América-MG perdeu três pontos durante a Série B por escalação irregular de jogador e acabou fora do G4 na última rodada. Mesmo assim, o Coelho teve desempenho de time que subiu.

É claro que a Série B está apenas no começo e que muita coisa pode acontecer, especialmente pela quantidade de jogos no calendário dos clubes. O desempenho pode ser afetado por salários atrasados, saídas de treinamentos, sequências ruins e outros fatores, mas se depender da matemática, o Fortaleza estará na Série A em 2019.