Figueirense x Avaí - Quem leva a melhor no clássico mais antigo de Santa Catarina?

O Figueirense leva pequena vantagem sobre o Avaí: 145 vitórias contra 141, além de 133 empates

por Agência Futebol Interior

Florianópolis, SC, 11 (AFI) - O clássico mais antigo de Santa Catarina promete parar Florianópolis na tarde deste sábado. A partir das 16h30, o Figueirense recebe o Avaí, no Estádio Orlando Scarpelli, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A expectativa é de casa cheia, principalmente após a liberação das duas torcidas.

Os dois times entram em campo com objetivos diferentes. Pelo menos neste momento do campeonato. Após perder a primeira na última rodada - 1 a 0 para o Brasil de Pelotas -, o Figueirense ficou com nove pontos, mas almeja uma vaga no G4. Já o Avaí, apesar de estar invicto há três jogos, tem cinco e quer se distanciar da zona de rebaixamento.

VANTAGEM ALVINEGRA
Disputado desde 1924, o clássico já foi realizado em 419 oportunidades e o Figueirense leva pequena vantagem sobre o Avaí: 145 vitórias contra 141, além de 133 empates. A última vez que os rivais se encontraram foi no Campeonato Catarinense deste ano e terminou empatado em 1 a 1, no Scarpelli.

NADA DE TORCIDA ÚNICA
Diferente de muitos clássicos que estão acontecendo no futebol brasileiro, Figueirense e Avaí vai ter a presença das duas torcidas no Estádio Orlando Scarpelli. A confirmação veio após uma reunião entre dirigentes, membros da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Polícia Militar e Ministério Público na última quarta-feira.

Figueirense aposta nos gols do artilheiro Henan para vencer o rival no Orlando Scarpelli
Figueirense aposta nos gols do artilheiro Henan para vencer o rival no Orlando Scarpelli

Na semana passada, a Polícia Militar chegou a pedir ao Ministério Público para que o clássico fosse realizado com torcida única por medida de segurança devido aos acontecimentos nos últimos confrontos entre os dois times. As duas diretorias, assim como a FCF, se mostraram contrárias a ideia. Prevaleceu o bom senso e quem ganha com isso é futebol.

Algumas medidas, porém, serão adotadas para evitar confusão entre os torcedores: atletas e comissões técnicas serão instruídos a evitar provocações e atitudes antidesportivas, a Polícia Militar vai apresentar um minucioso relatório sobre as ocorrências relacionadas à partida e será proibido qualquer tipo de faixa na parte interna do Orlando Scarpelli.

NOVIDADE NO BANCO
O Figueirense agiu rápido e já poderá contar com o atacante Juninho, ex-Novorizontino para o clássico contra o Avaí. O jogador, de 21 anos, apresentado nesta quinta-feira, já está no BID e ficará como opção no banco de reservas. Milton Mendes preferiu dar continuidade ao time que tem entrado em campo neste brasileiro de Série B.

As principais dúvidas do técnico Milton Mendes estão no sistema ofensivo. Felipe Amorim disputa um lugar com Maikon Leite, enquanto André Luis e Henan duelam pela camisa 9. O treinador optou pelo mistério, mas indicou poucas mudanças.

Betinho treinou normalmente e deve voltar. Por outro lado, Renan Mota foi barrado pelo departamento médico do clube. Sendo assim, Jorge Henrique, Gustavo Ferrareis e Zé Antônio completam o meio de campo.

O Avaí não perde há três jogos e precisa vencer o clássico para se distanciar da zona de rebaixamento
O Avaí não perde há três jogos e precisa vencer o clássico para se distanciar da zona de rebaixamento

“Não vou dar meu time de bandeja. Sempre procuro ser sincero, mas optamos por preservar algumas situações para tentar surpreender. Mas não vamos mudar muito. Será o time que vem atuando. Só que vamos utilizar apenas os jogadores que estão 100% fisicamente”, afirmou o treinador.

TREINO FECHADO
O Avaí encerrou a preparação para o duelo contra o Figueirense neste sábado. O técnico Geninho optou por fechar o treino e escondeu a escalação. As dúvidas ficam em cima de Pedro Castro e Renato. Ambos saíram lesionados no empate, por 1 a 1, com o São Bento e dificilmente terão condições de jogo.

Conforme a lógica, Luanzinho e Getúlio devem ganhar uma oportunidade entre os titulares. Romulo e Rodrigão seguem firmes entre os titulares, assim como goleiro Aranha, que falou sobre a importância do clássico.

"Eu já participei de muitos clássicos em minha carreira e sei da importância de respeitar o sentimento do torcedor. Vamos buscar fazer um jogo leal. Respeitar este momento que a cidade vive e gosta tanto. Creio que será um clássico de tranquilidade. Espero isso do torcedor e acredito que o jogador tem que dar bons exemplos, todos os envolvidos dentro de campo”, disse o goleiro Aranha.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
5ª rodada
Data
12/05/2018
Horário
16h30
Local
Orlando Scarpelli - Florianópolis (SC)
Árbitro
Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Renda
R$ 409.062,00
Assistentes
Márcio Eustáquio Sousa Santiago (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)

Público
13.031 pagantes (13.136 total)
Cartões Amarelos
Figueirense-SC: Zé Antônio , Matheus Sales
Avaí-SC: Romulo , Guga

Gols
Avaí-SC: Rodrigão 17' 2T
Figueirense-SC
Denis;
Diego Renan, Nogueira, Eduardo Bauermann e Guilherme Lazaroni;
Betinho (Matheus Sales), Zé Antônio, Jorge Henrique, João Paulo (Maikon Leite) e Gustavo Ferrareis (Felipe Amorim);
André Luis.
Técnico: Milton Cruz.
Avaí-SC
Aranha;
Fagner Alemão, Betão e Airton;
Guga, Judson, Renato, André Moritz (Matheus Barbosa) e Capa;
Romulo e Rodrigão (Marquinhos).
Técnico: Geninho.
 
 
" />