Paraná 0 x 0 Icasa - Empate muito justo num frio de rachar

Os dois times estão exatamente iguais na tabela da Série B

por Agência Futebol Interior

Curitiba, PR, 9 (AFI) – Paraná e Icasa vão continuar preocupados com a ameaça do rebaixamento dentro do Campeonato Brasileiro da Série B. Mas neste sábado à noite, de muito frio, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba, eles empataram sem gols no fechamento da 27.ª rodada. Ambos não se reabilitaram e ficaram com 33 pontos, com campanhas absolutamente iguais, entre a 13.º e 14.ª posições. Estão quatro pontos na frente de Santo André, último time na zona de rebaixamento, com 29 pontos.

O Paraná vinha de goleada diante da Portuguesa, por 6 a 1, no Canindé, que resultou na queda do técnico Marcelo Oliveira. Enquanto isso, o Icasa, em Juazeiro do Norte-CE, perdeu para o ASA, por 1 a 0.

O jogo foi disputado num clima muito frio, com 12 graus centigrados e oito graus de sensação térmica. Tanto que vários jogadores cearenses entraram em campo com luvas, uma vez que vieram do interior do Ceará com a temperatura beirando os 30 graus.

Esquema diferente
Na sua estreia, o técnico Roberto Cavalo optou por escalar o Paraná com três atacantes: Lima, Rodrigo Pimpão e Anderson Aquino. Armado no 4-3-3, o Paraná acabou sendo envolvido pelo bom time cearense, onde o meia Júnior Xuxa voltava de suspensão e comandando o meio-campo. As melhores chances de gol foram criadas pelo Icasa, mesmo porque o Paraná não finalizou nenhuma vez contra Marcelo Pitol.

No intervalo, Cavalo percebeu que a bola não chegaria ao ataque. Por isso fez uma mudança tática importante. Tirou o atacante Lima para a entrada de Alessandro Lopes, passando a atuar com três zagueiros. Embora tenha perdido um atacante, o tricolor paranaense ficou fortalecido na marcação, permitindo que os laterais pudessem atacar com mais liberdade.

Mais equilíbrio
O jogo ficou mais equilibrado, mesmo porque ficou mais difícil para o Icasa chegar ao ataque, dando menos trabalho ao goleiro Juninho. Logo aos 30 segundos, Anderson Aquino chutou de longe e Marcelo Pitol defendeu em dois tempos. E aos 16 minutos, após levantamento de Rodrigo Pimpão Wanderson apareceu sozinho do outro lado e bateu de chapa de pé. Pitol mandou por cima do travessão.

Pressionado, o Icasa também mudou o esquema. O técnico Flávio Araújo passou a usar três zagueiros, com as entradas de Michel e Marcus Vinícius nos lugares de Guto e Sérgio. Com a marcação reforçada, o Icasa segurou, com méritos, o empate.

Jogos na terça-feira
Na terça-feira acontece toda a 28.ª rodada. O Paraná vai enfrentar o Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, em São Paulo, às 19h30. O lateral Murilo, suspenso com três cartões amarelos, não vai jogar. Mais cedo, a partir das 16h10, o Icasa vai receber a Portuguesa, em Juazeiro do Norte-CE.

FICHA TÉCNICA

Paraná 0 x 0 Icasa

Local: Estádio Vila Capanema, em Curitiba-PR
Renda: R$ 37.080,00
Público: 3.486 pagantes (3.987 espectadores)
Árbitro: Célio Amorim-SC
Cartões amarelos: Júnior Xuxa, Guto, Carlinhos e Marcelo Mineiro (Icasa). Irineu, Murilo e Rodrigo Pimpão (Paraná).

Paraná
Juninho; Murilo, Irineu, Luiz Henrique (Marcelo Mineiro) e Kim; Chicão, Luiz Camargo e Wanderson (Ceará); Rodrigo Pimpão, Lima (Alessandro Lopes) e Anderson Aquino (William).
Técnico - Roberto Cavalo.

Icasa
Marcelo Pitol; Everaldo, Tiago e Luiz Gustavo (Marcelo Mineiro), Sérgio (Marcus Vinícius), Guto (Michel), Júnior Xuxa, Panda e Carlinhos; Marciano e Assisinho.
Técnico: Flávio Araújo.