Série B: Figueira conquista o turno, G4 não muda e Vadão afunda na Lusa

Figueirense conquistou o título simbólico do primeiro turno da Série B, após rodada do sábado

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 04 (AFI) - O Figueirense conquistou o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B, após a rodada da tarde deste sábado. Assim como Ponte Preta, Coritiba e Bahia, os catarinenses terminaram a primeira metade da competição na zona de acesso. Curiosamente os quatro clubes entraram na rodada no chamado G4 e conseguiram se manter. Já a Portuguesa segue vivendo seu inferno astral e o técnico Vadão balança no cargo.

O Figueira conseguiu manter a liderança da Série B, mesmo após empatar com o Paraná, por 1 a 1, em Curitiba. O ponto conquistado na capital paranaense levou o time catarinense aos 36 pontos. Um a mais que a segunda colocada Ponte Preta e cinco a mais que o quinto colocado Náutico. Já o time da casa está em posição intermediária, com 24 pontos.

Os dois gols saíram no começo do segundo tempo. Anderson Aquino abriu o placar para o Paraná e Ygor empatou para os catarinenses.

Segura, Vadão!
A Portuguesa, por outro lado, se afundou na crise e o técnico Vadão já começa a ver seu cargo ameaçado. A Lusa perdeu de virada para o Sport, por 2 a 1, no Canindé, e chegou ao sexto jogo sem vitórias, sendo dois empates e quatro derrotas. O resultado derruba a equipe para a oitava posição, com 28 pontos.

Já os pernambucanos sobem para os primeiros lugares, com 27 pontos, e não perdem há oito rodadas. Destaque para o atacante Ciro, do Sport, que marcou seu 13.º gol e se isolou ainda mais na artilharia. O outro gol da virada foi marcado por Wilson, enquanto Thiago GOmes,d e cabeça, abriu o placar para a Lusa no primeiro tempo.

Guará vai bem
A outra equipe paulista em campo, o Guaratinguetá, conseguiu uma importante vitória. O time fez a lição de casa e bateu o Coritiba, por 1 a 0, no Vale do Paraíba. Foi o quarto jogo sem derrota dos donos da casa, que passam a ocupar a sétima posição, com 30 pontos.

Os paranaenses, por sua vez, amargam a terceira derrota seguida como visitantes, e seguem na terceira posição, com 33 pontos. O gol da vitória foi marcado, de falta, por Éverton.

Briga lá embaixo
Mesmo jogando em casa, o ASA chegou à sua quarta derrota consecutiva, após cair diante do Duque de Caxias, por 2 a 0, em Arapiraca. Foi a quinta partida sem derrotas dos fluminenses que chegam aos 26 pontos, afastando o perigo de rebaixamento.

Os alagoanos seguem caindo na tabela, com 22 pontos, no 14.º lugar. Os potiguares continuam na zona de rebaixamento, com 16 pontos. Os gols foram anotados por Mancuso e André Luís.

Pênalti no final
Com um gol de pênalti bastante discutivel do uruguaio Acosta, aos 44 minutos do segundo tempo, o Brasiliense venceu o América-RN, por 1 a 0, e voltou a respirar. Foi a primeira vitória do clube do Distrito Federal, que chega aos 24 pontos, sob o comando do técnico Roberval Davino. Os potiguares continuam na zona de rebaixamento, com 16 pontos.

Icasa vence outra
A rodada foi fechada à noite, em Juazeiro da Norte, com a vitória do Icasa sobre o Ipatinga, por 2 a 0. O resultado deixou o time cearense, em décimo lugar, com 27 pontos. O Ipatinga, com 15 pontos, segura a lanterna e está seriamente ameaçado pelo rebaixamento à Série C.

Os gols da vitória foram marcados, no primeiro tempo, por Dodó e Assisinho. O time cearense está invicto no Estádio Romeirão, com sete vitórias e dois empates. Esta foi a décima derrota do time mineiro.

G4 e degola
A 19.º rodada, a última do primeiro turno, começou sexta-feira e praticamente definindo o G4, grupo de acesso, como a zona de rebaixamento. Só existia a possibilidade do Bahia deixar o G4 caso a Portuguesa vencesse no Canindé o Sport. Mas a Lusa está uma vergonha.

Dessa forma, estariam neste momento garantidos na Série A: Figueirense (36 pontos), Ponte Preta (35 pontos), Coritiba (33) e Bahia (31). Mas a briga pelo G4 está boa, porque o Náutico também soma 31 pontos, seguido pelo América-MG e Guaratinguetá, ambos com 30 pontos.

Por outro lado, estariam rebaixados: Ipatinga (15), América-RN (16), Vila Nova (17) e Santo André (20).

Confira os resultados da 19.ª rodada da Série B:

Sexta-feira
São Caetano-SP 1 x 2 Vila Nova-GO
Náutico-PE 1 x 0 Santo André-SP
Bahia-BA 1 x 1 Bragantino-SP
América-MG 1 x 3 Ponte Preta-SP

Sábado
Portuguesa-SP 1 x 2 Sport-PE
Guaratinguetá-SP 1 x 0 Coritiba-PR
Paraná-PR 1 x 1 Figueirense-SC
Brasiliense-DF 1 x 0 América-RN
ASA-AL 0 x 2 Duque de Caxias-RJ
Icasa-CE 2 x 0 Ipatinga-MG

Clique e veja a Classificação!