Série B: Bahia assume a vice-liderança e Vila Nova vence a 5.ª seguida

Figueirense perde, mas lidera e G4 não muda. Degola teve mudança

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 11 (AFI) - Seis jogos deram continuidade à 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B neste sábado. Nas partidas que começaram às 18h30, quem se deu bem foi o Bahia. A equipe recebeu o Ipatinga, no Pituaçu, e não tomou conhecimento do adversário, vencendo por 3 a 1.

O resultado manteve o time de Salvador no G4, agora com 37 pontos, na vice-liderança. O Ipatinga segue na lanterna, com 15.

Formação do G4 e degola
O Bahia se manteve no G4, zona de classificação, e assumiu a vice-liderança, com 37 pontos, ao vencer, de virada, o lanterna Ipatinga, por 3 a 1, em Salvador. Esta foi a segunda vitória seguida do time baiano, que pulou da quarta para a segunda posição, com 37 pontos, igual a Coritiba e Ponte Preta. Supera o Coritiba no saldo de gols (11 a 4) e a Ponte Preta no número de vitórias (11 a 10).

O trio abriu três pontos de vantagem para o América-MG, primeiro clube fora do G4, grupo de acesso. Apesar da derrota, o Figueirense se manteve na liderança, com 39 pontos, e assim ficará até o final da rodada, já que não pode ser alcançado.

A zona de degola teve uma alteração significativa. O Vila Nova chegou aos 23 pontos, em 16.º lugar, empurrando o Bragantino, com 22, para a 17.ª posição. Outros ameaçados de cair para a Série C são: Santo André (21), América-RN (16) e Ipatinga (15).

Lusa derruba o líder e respira
A Portuguesa finalmente quebrou sua sequência negativa de resultados. Jogando no Canindé, o time do técnico Vadão venceu o Figueirense por 1 a 0, chegando a sua primeira vitória depois de sete jogos. Dodô marcou o único gol da partida, com cinco minutos do primeiro tempo. Com o resultado, a equipe rubro-verde chegou aos 31 pontos, ainda em posição intermediária, em oitavo, mas com novo ânimo.

Derrota e vitória paulista
Nos outros dois jogos, vitória dos mandantes. Na partida entre Brasiliense e Santo André, o uruguaio Acosta bateu pênalti no segundo tempo e deu a vitória ao time candango, que foi aos 27 pontos ganhos. O Santo André adentrou a zona de rebaixamento, com 21 pontos.

Enquanto isso, o São Caetano de Sérgio Guedes sofreu, mas venceu o América-RN por 1 a 0. Anderson Marques marcou o tento da vitória aos 39 minutos do segundo tempo, deixando o Azulão com 31 pontos ganhos, na nona colocação, contra 16 do penúltimo colocado nordestino. O técnico Sérgio Guedes, do São Caetano, respirou aliviado.

Derrota no Vale
No Vale do Paraíba, o Guaratinguetá se deu mal e perdeu por 1 a 0 para o embalado Sport. Marcelinho Paraíba fez o único gol da partida, batendo falta aos 25 minutos do primeiro tempo. O time pernambucano estendeu sua série invicta a dez partidas e chegou ao sexto lugar, aos 33 pontos ganhos – mesma soma do Guaratinguetá, que leva desvantagem no saldo de gols,em sétimo.

Empate justo em Minas
Em Minas, América-MG e Coritiba empataram por 1 a 1 no confronto direto pelo G4 da competição. Irênio abriu o placar aos 13 minutos do primeiro tempo, em um golaço de fora da área. Vinte minutos depois, coube a Leonardo empatar o jogo, cabeceando firme um cruzamento de Fabinho Capixaba.

O resultado favoreceu ao paranaenses, que se mantiveram no grupo de acesso, com 37 pontos. O América-MG ficou com três pontos a menos, rondando o pelotão.

Bahia no G4 e Vila Nova espetacular
De virada, o Bahia superou o Ipatinga, por 3 a 1, com gols de Jancarlos, Mendes e Adriano. Para os mineiros marcou o zagueiro Thiago Mathias, que abriu o placar. Esta foi a terceira derrota seguida do Ipatinga, com 15 pontos, segurando a lanterninha.

No fechamento da rodada, o Vila Nova conseguiu a sua quinta vitória consecutiva, ao golear o Icasa, por 4 a 1, em Juazeiro do Norte-CE. Com isso, o time goiano deixou, pela primeira vez, a zona do rebaixamento, empurrando o Bragantino, com 22 pontos, para a 17.ª posição. E o Icasa caiu diante de sua torcida pela primeira vez, depois de acumular sete vitórias e dois empates.

Próxima rodada
A 22.ª rodada será realizada somente no outro final de semana. Na sexta-feira acontecem cinco jogos e outros cinco serão disputados no sábado. Confira jogos e horários da 22.ª rodada!!!

Confira os resultados da 21ª rodada:

Sexta-feira
Náutico 0 x 2 Duque de Caxias
Paraná 2 x 2 Ponte Preta
ASA 2 x 0 Bragantino

Sábado
América-MG 1 x 1 Coritiba
Guaratinguetá 0 x 1 Sport
Portuguesa 1 x 0 Figueirense
São Caetano 1 x 0 América-RN
Brasiliense 1 x 0 Santo André
Bahia 3 x 1 Ipatinga
Icasa 1 x 4 Vila Nova

Confira a atual classificação!