Série B: Rodada cheia com Ponte querendo voltar ao G4

Dez jogos agitam a 18ª rodada da competição nesta terça-feira

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 30 (AFI) - Terça-feira é dia de rodada cheia pelo Campeonato Brasileiro da Série B. A partir das 19h30, a bola começa a rolar e dez partidas movimentam a 18.ª rodada. O Figueirense pode disparar na liderança, afinal tem 34 pontos, quatro a mais do que Bahia, América-MG e Coritiba. O time catarinense defende seis jogos invicto em casa, onde venceu o Coritiba, por 2 a 0, na última rodada. Assim, o Guaratinguetá, que conquistou apenas oito pontos nas oito partidas que disputou fora de casa, terá vida dura. No geral, a Garça tem 26 pontos, em nono lugar.

O principal destaque fica para a Ponte Preta, que recebe o Brasiliense e tenta voltar ao G4 da competição, em duelo que acontece no Estádio Moisés Lucarelli. Quinta colocada com 29 pontos, a Macaca busca os três pontos e conta com os tropeços dos times adversários para chegar novamente ao grupo do acesso. O Brasiliense, por sua vez, ocupa posição intermediária, com 21 pontos conquistados, em 14.º lugar. A expectativa é de um bom público no Majestoso para empurrar o time do técnico Jorginho em busca da reabilitação.

Também às 19h30...
No mesmo horário, duas partidas acontecem pela rodada noturna. Jogando na Arena Joinville, o quarto colocado Coritiba recebe o Icasa, buscando quebrar uma sequência de três derrotas consecutivas para Ipatinga, Duque de Caxias e Figueirense. Enquanto isso, o lanterna Vila Nova, com 11 pontos, encara no Serra Dourada o Náutico, que não vence há três rodadas, com 28 pontos, ocupa a sétima posição.

A equipe de Goiânia vem de dois jogos sem derrota e bateu o Bragantino por 3 a 1 na rodada passada. O resultado levou o time aos 11 pontos e dependendo dos outros resultados da rodada, a equipe pode até deixar o 20º lugar.

Fechando os confrontos deste horário, o vice-lanterna América-RN encara o ASA-AL em busca de sua primeira vitória jogando Machadão. A equipe vem de um bom empate com o Guaratinguetá, por 1 a 1, jogando fora de casa. O ASA, por outro lado, reabilitou o Paraná, perdendo por 2 a 1 na rodada anterior. Os times somam 13 e 22 pontos ganhos.

Azulão pega time encardido
Há três jogos sem vencer, o São Caetano tem o indigesto Duque de Caxias pela frente, às 21 horas, no Engenhão. A equipe carioca ainda não perdeu no estádio pela Série B e vem em ascensão, somando 20 pontos, em posição intermediária.

O São Caetano ainda ronda o G4, com 28 pontos, mas a performance da equipe de Sérgio Guedes já começa a preocupar. A derrota por 2 a 0 para o América-MG já acendeu o alerta vermelho no time, que também empatou com o Paraná em casa e foi goleado por 4 a 1 pelo Sport nos últimos três jogos.

Coelho na briga!
Rodada sim, rodada não, o América-MG figura no G4. A irregularidade se dá devido à má performance do time nos jogos fora de casa. Tentando quebrar o estigma, o Coelho visita o Sport, também às 21 horas, na Ilha do Retiro, em Pernambuco.

Por enquanto, a equipe mineira soma 30 pontos ganhos, no terceiro lugar da competição. O Sport tenta melhorar a campanha no pós-Copa, além de manter a invencibilidade sob o comando do técnico Geninho. No momento, o Leão da Ilha soma 21 pontos, em situação intermediária.

Paulistas em campo
Três paulistas entram no relvado a partir das 21h50: Bragantino, Santo André e Guaratinguetá. Os três tem parada dura pela competição, enfrentando Paraná, Bahia e Figueirense, respectivamente.

O Ramalhão, por sua vez, encara o embalado Bahia, vice-líder com 30 pontos que derrotou a Portuguesa por 4 a 2. O time do ABC se encontra na zona de rebaixamento, com 17 pontos, e precisa da vitória para respirar.

Vadão ameaçado?
A goleada sofrida diante do já citado Bahia não caiu bem na Portuguesa. O time caiu fora do G4 e se encontra no oitavo lugar, com 27 pontos. Após o revés, a diretoria da Lusa soltou um comunicado, afirmando que não pretendia trocar de técnico no momento. No futebol, como todos sabem, quando a situação chega a esse ponto, é porque a coisa está feia.

Buscando a reabilitação, o time visita o Ipatinga de Márcio Bittencourt, 18º colocado com 14 pontos ganhos e fazendo uma campanha fraca. Mesmo assim, a sequência invicta de três partidas sob o comando do novo treinador dá ânimo ao time.

Para este duelo, o time ainda não conta com o artilheiro Dodô e ganhou um desfalque de última hora: o centroavante Kempes, que vinha atuando como titular, foi vendido ao Ceará. Agora, a equipe busca os três pontos para evitar que a crise chegue de vez ao Canindé e faça vítimas...

Confira os jogos da 18ª rodada:

Terça-feira
19h30
América-RN x ASA-AL
Vila Nova-GO x Náutico-PE
Coritiba-PR x Icasa-CE
Ponte Preta-SP x Brasiliense-DF

21 horas
Duque de Caxias-RJ x São Caetano-SP
Sport-PE x América-MG

21h50
Santo André-SP x Bahia-BA
Figueirense-SC x Guaratinguetá-SP
Bragantino-SP x Paraná-PR
Ipatinga-MG x Portuguesa-SP

Clique e confira a Classificação!