Vasco 2 x 1 Juventude - Acesso para mais de 80 mil torcedores

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 07 (AFI) – Após uma armar uma festa grandiosa, o Vasco da Gama não desapontou os mais de 80 mil torcedores que compareceram ao Maracanã, venceu o Juventude por 2 a 1, e garantiu, matematicamente, o acesso à elite do futebol brasileiro novamente. Apesar de não jogar tão bem, fez seus gols, mesmo um deles sendo irregular, e de forma merecida, ficou com a vaga antecipada, em partida que valeu pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Leia mais:
VÍDEO! Prefeito do Rio canta hino do Vasco e alfineta "urubus"

Com este resultado, o Vasco chegou aos 70 pontos, na liderança isolada da competição, abrindo sete pontos de vantagem para o vice-líder, Ceará. E tem 13 pontos sobre o Figueirense, quinto colocado e que, se vencer seus quatro jogos, chegará aos 69 pontos. Agora, o clube vai precisar administrar a campanha para garantir também o caneco da Série B de 2009.

Enquanto isso, o Juventude está em uma situação completamente oposta. Lutando desesperadamente contra o rebaixamento, se mantém com apenas 40 pontos, na 15ª colocação, e vê o fantasma da degola cada vez mais em seu encalço.

O Maracanã viveu uma tarde de festa, com a presença de 81.904 torcedores, inferior ao recorde do Fla-Flu realizado no dia 4 de outubro, pelo Brasileirão. Naquela oportunidade, o público recorde da temporada foi de 82.566.

Juventude foi melhor
O Vasco entrou em campo sem desespero para conseguir seu gol, e nos primeiros minutos de partida, tocava a bola no meio campo tentando encontrar uma brecha na defesa. Enquanto isso, o Juventude sabia se defender muito bem, e com o passar do tempo, foi adiantando a marcação e dominar algumas jogadas.

O primeiro lance de perigo aconteceu somente aos 15 minutos, e foi de bola parada. Em uma jogada ensaiada na cobrança de falta de Lauro, mas Marcos Dener cabeceia para fora, perdendo grande chance. Conforme o tempo ia passando, os donos da casa começaram a ficar mais acuado em seu campo, não saindo para buscar a vitória.

Com isso acontecendo, os visitantes aproveitaram e foram para cima. Aos 27 minutos, outra grande chance foi desperdiçada. Bruno pegou rebote na lateral direita, cruzou para dentro da área, mas a defesa do Vasco conseguiu cortar, afastando o perigo.

Vôlei?
Então, em uma jogada atípica, o Vasco conseguiu abrir seu placar. Aos 28 minutos, após cruzamento da esquerda, Elton tocou de cabeça para Adriano. O jogador ajeitou com a mão, mas o árbitro nada deu. Na continuação da jogada, ele chutou na saída do goleiro, balançando as redes e fazendo o Maracanã explodir.

Mesmo prejudicado, o time do Sul não desistiu e foi para cima. Aos 39 minutos, Marcos Denner fez boa jogada individual, passou por três marcadores, porém adiantou muito a bola. Mas o atacante conseguiu evitar a saída pela linha de fundo e fez o cruzamento, que ficou fácil, nas mãos de Fernando Prass.

Juventude tentou, mas...
Na segunda etapa, o Juventude voltou com duas substituições e foi para cima, em busca do empate. Logo aos dois minutos, Lauro arriscou chute de longe, tirando tinta da trave do goleiro Fernando. O Vasco não conseguia sair de seu campo, ficando preso na marcação sobre pressão que os visitantes voltaram a fazer.

Não demorou muito para o Verdão chegar ao gol. Aos 17 minutos, após uma cobrança de escanteio, o zagueiro Irineu subiu mais alto que todo mundo e testou para o fundo das redes, empatando o jogo e colocando mais fogo ainda na partida.

Mas a alegria do Juventude não durou muito. Adriano recebeu passe dentro da área, foi derrubado por Juninho, que recebeu o cartão vermelho, e o árbitro assinalou pênalti. Como tinha feito as três substituições, o atacante Mendes foi para o gol, na vaga de Juninho que foi expulso. Carlos Alberto cobrou e colocou o Vasco na Frente.

Depois do gol, a situação ficou pior ainda para o Juventude, pois o clube tinha um jogador a menos. Com isso, o Vasco administrou a vantagem, e ainda chegou a mandar uma bola no travessão, aos 32 minutos, com Aloísio, em um belo chute de dentro da área.

Próximos Jogos
Na próxima rodada da Série B, todos os jogos serão na terçaa-feira. O Vasco viaja até Campina Grande, na Paraíba, para enfrentar o Campinense, às 21 horas. O Juventude atua em casa, às 19h30, para receber a Portuguesa.

Ficha Técnica

Vasco 2 x 1 Juventude

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro-RJ
Renda: R$ 1.157.287,00
Público: 81.904 pagantes
Árbitro: Nielson Nogueira Dias-PE
Cartão vermelho: Juninho (Juventude)
Gols: Adriano aos 28’/1T e Carlos Alberto, de pênalti, aos 23’/2T (Vasco); Irineu aos 17’/2T (Juventude)

Vasco
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Nilton, Souza (Alex Teixeira), Allan e Carlos Alberto (Magno); Adriano e Elton (Aloísio).
Técnico: Dorival Júnior.

Juventude
Juninho; Bruno, Douglas, Irineu e Bruno Teles; Xavier (Jorge Felipe), Walker, Lauro e Léo Dias (Gustavo); Zezinho e Marcos Denner (Mendes).
Técnico: Ivo Wortmann.