Série B: Figueirense vacila e sobem Ceará, Guarani e Atlético-GO

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 21 (AFI) - O Campeonato Brasileiro da Série B definiu neste sábado os outros três times que se juntarão ao Vasco na elite nacional em 2010. Beneficiados pela surpreendente derrota do Figueirense (que decepcionou a sua torcida - foto) para o Duque de Caxias, em Florianópolis, por 2 a 1, Guarani, Ceará e Atlético-GO carimbaram o passaporte para a primeira divisão.

Na parte de baixo da tabela, o Fortaleza teve seu rebaixamento decretado ao perder para o São Caetano, por 2 a 1, em casa, e se junta a ABC e Campinense. O time cearense segue na 18ª colocação, com 37 pontos, e não poderá mais alcançar o Ipatinga, primeiro fora da zona da degola.

Juventude. Agora, resta somente uma "vaga" na Série C de 2010, que será disputada por quatro equipes: Brasiliense, América-RN, Ipatinga e

Figueira dá adeus ao sonhoFlorianópolis, adiando o sonho do acesso para o ano que vem. A derrota manteve o time catarinense com 60
O Figueirense sucumbiu à pressão de precisar vencer e acabou surpreendido pelo Duque de Caxias, perdendo por 2 a 1, em pontos, mas agora na sexta posição, cinco a menos que o quarto colocado, o Atlético-GO. O Duque de Caxias, por sua vez, é o décimo colocado, com 51 pontos.

Depois de um primeiro tempo sem gols, o time fluminense fez o primeiro aos 13 minutos, com Gilcimar, de cabeça e Leandro Chaves ampliou aos 16. Nos acréscimos, Paulo Sérgio descontou.

Série A é realidade!
mesmo com derrota, mas caiu para a terceira posição com 66 pontos. O Esquadrão de Aço, por sua vez, chegou aos 48 pontos e Em Salvador, o Guarani perdeu para o Bahia, por 2 a 0, e a festa foi completa para os dois times. O Bugre sacramentou o acesso ocupa a 13ª posição, se livrando matematicamente da queda à Série C. Nadson abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo em cobrança de pênalti e Nem fez o segundo anda na etapa inicial.

Mesmo jogando em Caxias do Sul, o Atlético-GO atropelou o Juventude e venceu por 3 a 0, se mantendo na quarta colocação com 65 pontos e festejando o acesso. A POrtuguesa,com 61 pontos, só pode chegar aos 64 pontos. O Juventude, por sua vez, se complicou e voltou para à zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação com 44 pontos. Agenor, Marcão e Juninho fizeram os gols da vitória goiana.

O Ceará é o terceiro que volta a elite após 16 anos. O Vozão venceu a Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 1, e assumiu a vice-liderança da Série B, com 67 pontos. A Macaca, por sua vez, apenas cumpre tabela na competição, e com 52 pontos se mantém na sétima colocação. Renan, contra, abriu o placar para o Ceará, Fabiano Gadelha empatou, e Fabrício fez o gol da vitória cearense.

Fortaleza perde e caicearense segue na 18ª colocação, com 37 pontos, e mesmo se vencesse estaria rebaixado em virtude dos outros resultados. Já o
O Fortaleza até começou bem e saiu na frente, mas permitiu a virada do São Caetano e perdeu por 2 a 1, em pleno Castelão. O time Azulão é o nono colocado, com 51 pontos, e já pensa em 2010.
À noite, os rebaixados, Campinense e ABC fecharam a penúltima rodada, com vitória do time paraibano, que atuou em Patos (perdeu mando) e chegou aos 36 pontos, na penúltima posição, deixando a lanterna nas mãos do ABC.

Última rodada


Vitórias contra o acessoA última rodada será disputada no próximo final de semana. Em princípio, todos os 10 jogos estão marcados para sábado, mas vários deles devem ser antecipados para sexta-feira. Tudo será definido, segunda-feira, pelo departamento técnico da CBF, no Rio de Janeiro.

Confira os resultados pela 37ª rodada:
Na luta contra o rebaixamento, em Natal, o América-RN venceu o Ipatinga, por 1 a 0, e chegou aos 45 pontos, em 14.º lugar, ainda ameaçado pelo descenso. O time mineiro, com 45 pontos, está em 16.º.

Outro que conseguiu importante vitória foi o Brasiliense, ao bater o Bragantino, por 2 a 1, em Bragança Paulista. O time candango chegou aos 45 pontos, em 15.º lugar, enterrando o Juventude, com 44 pontos, na zona do rebaixamento.

Lusa carimba faixa do campeão
No Maracanã, a Portuguesa carimbou as faixas do Vasco da Gama ao vencer, por 1 a 0, mas apenas chegou à quinta posição, com 61 pontos, sem chances de subir. O time carioca, campeão, se mantém isolado na liderança, com 76 pontos. Vila Nova e Paraná, cumprindo tabela, empataram por 2 a 2, em Goiânia.

Ponte Preta 1 x 2 Ceará
Campinense 3 x 1 ABC

Veja a classificação!
Bragantino 1 x 2 Brasiliense
América-RN 1 x 0 Ipatinga
Bahia 2 x 0 Guarani
Vasco da Gama 0 x 1 Portuguesa
Juventude 1 x 3 Atlético-GO
Figueirense 1 x 2 Duque de Caxias
Vila Nova 2 x 2 Paraná
Fortaleza 1 x 2 São Caetano