São Caetano 2 x 1 Figueirense - Pênaltis garantem o adeus à 2009

por Agência Futebol Interior

São Caetano do Sul, SP, 27 (AFI) - Desfalcados de seus principais artilheiros (Washington e Rafael Coelho), São Caetano e Figueirense encerraram a temporada de 2009 nesta sexta-feira. Melhor para o São Caetano, que, com dois gols de pênalti, garantiu a vitória por 2 x 1, no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. O resultado fechou também a campanha dos dois clubes no Campeonato Brasileiro da Série B.
Tanto Figueirense quanto São Caetano sonharam com o acesso na competição, mas ficaram pelo caminho. Quem chegou mais perto foi o Figueirense, que fecha sua campanha com 60 pontos (19 vitórias, três empates e 16 derrotas). Por outro lado, o São Caetano alcançou apenas 54 pontos, com 15 vitórias, nove empates e 14 derrotas.
Tinha que dar empate!
Eliminados e com gosto de fracasso na boca, São Caetano e Figueirense fizeram um início de partida bastante morno no ABC paulista. O Azulão entrou em campo com um time bastante desfigurado e sem entrosamento, enquanto o Figueira, sem Rafael Coelho, perdeu grande parte de sua força ofensiva.
A partida só ganhou emoção a partir dos 15 minutos. O Figueirense passou a aproveitar melhor a posse de bola e abriu o marcador aos 18 minutos. Após cobrança de falta, Douglas recebeu dentro da área, passou por dois marcadores e chutou de esquerda no canto esquerdo de Leandro Santos.
A vantagem fora de casa deu tranqüilidade ao Figueirense, que passou o restante do primeiro tempo sem ameaçar o gol defendido por Leandro Santos. Melhor para o São Caetano, que, mais na base da força do que da técnica, arrancou o empate.
Aos 37 minutos, o Azulão achou um pênalti, que garantiu o empate no final da primeira etapa. O zagueiro João Filipe cortou cruzamento com o braço. Na cobrança, o artilheiro Hugo, contratado junto ao Coritiba, chutou no canto esquerdo e venceu Wilson.
Segundo Tempo
O panorama da partida não mudou, ao menos nos primeiros minutos. A única alteração foi comportamental. O São Caetano, talvez por jogar em casa e ter mais jogadores em busca de espaço, mostrou-se motivado o bastante para vencer, o que de fato acabou conseguindo no final.

Disposto a mudar a partida, Antônio Carlos mexeu no Azulão e colocou o meia Nirvana e o atacante Tatu, que deram novo gás ao time. A primeira chance, porém, foi do Figueirense. Aos cinco minutos, Carlinhos bateu da entrada da área e tirou tinta do gol de Leandro Santos.
A partida passou a perder a qualidade conforme as substituições aconteceram. No Figueirense, Márcio Araújo tirou o maestro Fernandes e o lateral Lucas, além do atacante Douglas. O São Caetano, porém, colocou Amoroso na vaga de Hugo, alteração que se mostraria acertada.
Aos 42 minutos, o Azulão conquistou a vitória para encerrar a temporada de 2009 com chave de ouro. Wilson saiu jogando errado e fez pênalti infantil em Nirvana. Pelo lance, foi expulso. Na cobrança do pênalti, Amoroso bateu com força para vencer o jovem Gustavo.
Ficha Técnica
São Caetano 2 x 1 Figueirense
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul-SP
Árbitro: Anderson Daronco-RS
Público: 612 pagantes
Renda: R$ 3.511,00
Cartões Amarelos: Douglas (São Caetano); Massari e João Filipe (Figueirense)
Cartão Vermelho: Wilson (Figueirense)
Gols: Hugo, de pênalti, aos 37’/1T (São Caetano); Douglas aos 18’/1T (Figueirense)
São Caetano
Leandro Santos; Jairo, Marcelo Batatais, Douglas e Bruno Recife; Adriano, Romário, Marcinho e Everton Ribeiro (Nirvana); Wendel (Tatu) e Hugo (Amoroso).
Técnico: Antonio Carlos.
Figueirense
Wilson; João Filipe, Roger Carvalho e Diego Paulista; Lucas (Ricardo), Roberto Brum, Carlinhos, Fernandes (Roberto) e Massari; Douglas (Gustavo) e Maicon.
Técnico: Márcio Araújo.