ABC x América-RN - Clássico que não vai ter gozação!

por Agência Futebol Interior

Natal, RN, 25 (AFI) – Triste e desesperador! Assim será o clássico de número 464 na história de ABC e América. Em situação complicada e na zona de rebaixamento, os rivais de Natal se enfrentam neste sábado, às 21 horas, no Estádio Frasqueirão, em Natal, no encerramento da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Confira também:
FI desvenda os números e curioridades dos
clássicos na Série B

Ao contrário de outros anos, este clássico não deve ter gozação dos torcedores, seja do lado preto ou vermelho. A torcida está preocupada e com medo da degola. Mesmo com uma vitória, ambos os clubes vão se manter com sérios riscos de rebaixamento.

O ABC soma apenas 25 pontos, após a derrota para o Vila Nova, por 1 a 0. Enquanto isso, o América, com 28 pontos, após ser derrotado pelo Duque de Caxias, por 1 a 0, tem a estreia do técnico Artur Neto, conhecido por ser detalhista e meticuloso, qualidades que para alguns se torna uma pessoa "chata". Ele substitui Roberto Fonseca, que tinha ocupado a vaga de Guilherme Macuglia.

Um pouco de história!
Na história dos confrontos o equilíbrio prevalece. Em 463 jogos, o ABC venceu 159 vezes, contra 158 vitórias do Mecão e mais 146 empates. Mas já faz um bom tempo que o torcedor alvinegro escuta gracinhas do torcedor do América.

O ABC não vence o rival desde 2007 ou 14 jogos. E este jejum aumenta se considerarmos Campeonatos Brasileiros. Desde 1991, o ABC não vence o América. São oito jogos, com duas vitórias do América e seis empates. No primeiro turno, no Estádio Machadão, o América venceu por 1 a 0, pela sétima rodada.

Sem mistério e com ídolo!
O técnico Flávio Lopes não fez mistério e divulgou a escalação. Recuperado de um furúnculo no joelho, Sandro entra no time na ala-esquerda, no lugar de Bruno Barros, suspenso pelo terceiro amarelo. Durante a semana, Chiquinho tinha ocupado a posição, apesar de ser originalmente lateral-direito.

Sem falar que os zagueiros Audálio e Fabiano voltam de suspensão nas vagas de Rafael e Juninho. Além destas novidades dentro de campo, o ABC investiu fora das quatro linhas.

Ídolo da torcida, Wallyson, que está fora do jogo do Atlético-PR por suspensão, irá prestigiar o clássico de Natal. Ele estará na lojinha do clube, a partir das 10 horas, atendendo ao torcedor ABCdista, autografando camisas e o Certificado de Adesão das vendas das cotas de seus direitos federativos.

Mistério total!
Para voltar a vencer, o técnico Artur Neto (foto) optou pelo mistério na escalação. Ele testou duas formações e deve fazer algumas modificações em relação a rodada passada. As novidades no time principal poderão ser as presenças do meia Juninho, do atacante Helinho e do volante Somália.

O zagueiro Adalberto, o lateral-direito Wilton Goiano, o meia Guaru e os atacantes André Luis e Max perderam suas vagas.

"Essas mexidas já eram previstas. O tempo é curto e estou conhecendo a equipe. Preciso observá-los bem para levar a campo aquela que eu considerar a melhor formação", explicou Artur Neto.

TV e Rádio Globo
Este jogo, como sempre, será transmitido pelo sistema pay-per-view. A melhor opção pelo radinho é a Rádio Globo de Natal, que tem entre suas atrações o narrador que usa o slogan "balança, balança..." nos momentos dos gols e dá ao pior em campo a qualificação irônica de "mortinho". A Rádio Globo pega bem pela internet: www.radioglobonatal.com.br

Ficha Técnica

ABC x América-RN

Local: Estádio Frasqueirão, em Natal – RN
Data: 26/09/2009
Horário: 21h
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho – SP (FIFA)

ABC
Thiago Cardoso; Audálio, Gaúcho e Fabiano; Bosco, Augusto Recife, Alexandre Oliveira, Gedeon e Sandro; Ricardinho e Júnior Negão.
Técnico: Flávio Lopes.

América-RN
Weverton; Leandro Silva, Júlio Terceiro e Edson Rocha; Thoni, Somália, Ricardo Oliveira, Juninho e Jackson; Lúcio e Helinho.
Técnico: Artur Neto.