Internacional x Grêmio - A rivalidade e a luta pelo topo da tabela no Brasileirão

Grenal 429 agita a 32° rodada do Campeonato Brasileiro, que é liderado pelo Colorado

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 23 (AFI) - Neste domingo (24), Internacional e Grêmio vão se cruzar, no estádio Beira-Rio, pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro, lutando pela parte de cima da tabela. No momento, o Colorado lidera a competição, com 59 pontos conquistados, enquanto o Tricolor, que está na sexta posição, tem 51 pontos.

Esse será o Grenal de número 429 e, mais do que a importância da rivalidade, a briga pelo topo estará presente no que pode ser chamado de "clássico de seis pontos".

Na história do tradicional clássico, em 428 jogos, o Inter, apesar de estar um tempo sem vencer o rival, venceu mais, com 156 triunfos, enquanto o Grêmio levou a melhor 136 vezes, com 135 empates.

JEJUM INCÔMODO

Sem vencer o maior rival há mais de dois anos, o Internacional tentará quebrar este grande tabu, na próxima rodada, para permanecer na liderança do Campeonato Brasileiro.

Inter não vence Grêmio há mais de dois anos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Inter não vence Grêmio há mais de dois anos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Se uma estatística pode animar o torcedor colorado, é o fato de a última vitória do Inter contra o arquirrival ter sido justamente no palco do próximo domingo, o Beira-Rio.

O confronto aconteceu em outubro de 2018 e o Colorado venceu por 1 a 0, gol anotado por Edenílson, que ainda defende as cores do clube.

De lá para cá, foram 11 jogos somados entre Série A do Brasileirão, Campeonato Gaúcho e Taça Libertadores, com seis vitórias gremistas e cinco empates.

Para o Grenal 429, Abel Braga poderá ter dificuldades para escalar o time titular. Sem Gabriel Boschilia, Thiago Galhardo, Rodrigo Moledo, Renzo Saravia e Paolo Guerrero, todos lesionados, o Inter também não terá Caio Vidal, que vem sendo o amuleto do time e cumprirá suspensão automática.

Entretanto, o atacante Yuri Alberto, que marcou três dos cinco gols do Colorado, na vitória gaúcha por 5 a 1 contra o São Paulo, está confirmado para o duelo sulista.

SONHO VIVO?

O Grêmio, por sua vez, ainda sonha com o título do Campeonato Brasileiro. Mesmo distante, neste momento, do líder, o Tricolor tem um jogo a menos na competição, contra o Flamengo, que também briga para ser campeão.

Renato Gaúcho poderá ter problemas para escalar o meio-campo do time. Foto: Twitter/Divulgação
Renato Gaúcho poderá ter problemas para escalar o meio-campo do time. Foto: Twitter/Divulgação

Para continuar sonhando, porém, precisará voltar a vencer. Após três empates seguidos, o time de Renato Gaúcho não alavancou, somando três pontos em nove possíveis e estacionando na sexta posição.

Com as estatísticas a favor contra o maior rival, o Tricolor poderá ter alguns problemas no meio-campo. Matheus Henrique, que se recupera de uma pancada na panturrilha, e Lucas Silva, que está com problemas físicos, são dúvidas que martelam a cabeça do treinador.

Por outro lado, a volta de Pedro Geromel, zagueiro importante e de confiança no clube, é dada como certa no Grenal, para a felicidade dos gremistas.

VALE SEIS PONTOS

Além de vencer o maior rival, o clássico valerá seis pontos, visto que, além de conquistar os três pontos, um time poderá impedir o outro de somar pontos. Internacional e Grêmio se enfrentam neste domingo (24), no estádio Beira-Rio, em jogo válido pela 32° rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas.

Em caso de vitória, o Colorado permanecerá na liderança, sem depender de outros resultados. Já o Tricolor, caso vença, poderá ultrapassar o Palmeiras e pular para o quinto lugar na classificação.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
32ª rodada
Data
24/01/2021
Horário
16h00
Local
Beira-Rio - Porto Alegre (RS)
Árbitro
Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Assistentes
Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Público
Portões fechados
Cartões Amarelos
Internacional-RS: Moisés
Grêmio-RS: Diego Souza

Gols
Internacional-RS: Abel Hernández 44' 2T, Edenilson 52' 2T
Grêmio-RS: Jean Pyerre 30' 2T
Internacional-RS
Marcelo Lomba;
Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Moisés (Uendel);
Rodrigo Dourado (Nonato), Edenílson, Praxedes (Marcos Guilherme), Peglow (Maurício) e Patrick (Abel Hernández);
Yuri Alberto
Técnico: Abel Braga
Grêmio-RS
Vanderlei;
Victor Ferraz, Pedro Geromel (Rodrigues), Kannemann e Diogo Barbosa;
Lucas Silva (Maicon), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Pinares);
Alisson (Luiz Fernando), Pepê (Ferreira) e Diego Souza
Técnico: Renato Gaúcho