Fortaleza x Grêmio - Sangue novo vai acordar o Leão?

Enderson Moreira faz sua estreia no comando do time cearense neste sábado

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 08 (AFI) - Em queda livre no Brasileirão, o Fortaleza decidiu apostar na mudança da comissão técnica para se reerguer e escapar do rebaixamento. Por isso, a partida deste sábado, contra o Grêmio, às 21 horas, na Arena Castelão, pela 29ª rodada, é encarada como o início de uma nova Era.

Amargando um jejum de seis jogos e com apenas uma vitória nas últimas 12 rodadas, o Fortaleza está em queda livre e parece que vai ter que se contentar em escapar do rebaixamento. Isso se isso acontecer. O Leão é o 15º colocado, com 31 pontos, três a mais que o Bahia, primeiro do Z4.

Por outro lado, o Grêmio não sabe o que é perder há 13 rodadas no Brasileirão e quer a vitória para manter vivo o sonho do título, além de entrar, pelo menos de forma provisória, no G4. Hoje, o Imortal é o quinto colocado, com 48 pontos, a oito do líder São Paulo, que tem um jogo a mais.

Grêmio e Fortaleza empataram por 1 a 1 no primeiro turno (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Grêmio e Fortaleza empataram por 1 a 1 no primeiro turno (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
MESMO TIME?

Enderson Moreira comandou seu primeiro treinamento nesta sexta-feira e, sem tempo para trabalhar, deve manter a base do jogo contra o Sport. O treinador teve o nome publicado no BID da CBF e por isso vai estar na beira do gramado neste sábado.

Mesmo se quisesse, Enderson Moreira não ia poder realizar grandes mudanças Isso porque são nove desfalques devido a Covid-19: Tinga, Jackson, Juan Quintero, Juninho, Luiz Henrique, Mariano Vázquez, David e Bergson.

TIME MISTO?
Apesar de ainda ter chances de conquistar o título e estar na briga por uma vaga no G4, o Grêmio não vai ter força máxima em Fortaleza. O goleiro Vanderlei, o zagueiro Kannemann, o meia Jean Pyerre e o artilheiro Diego Souza sequer viajaram para a capital cearense.

O técnico Renato Gaúcho vai ter o retorno de dois jogadores que entram no time titular: o zagueiro David Braz e o lateral-direito Victor Ferraz. O defensor entra no lugar de Kannemann e o companheiro na vaga do jovem Vanderson, que marcou seu primeiro gol como profissional no último jogo.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
29ª rodada
Data
09/01/2021
Horário
21h00
Local
Arena Castelão - Fortaleza (CE)
Árbitro
Jefferson Ferreira de Moraes (GO)

Assistentes
Leone Carvalho Rocha (GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

Cartões Amarelos
Fortaleza-CE: Felipe, Derley, Wellington Paulista, João Paulo
Grêmio-RS: Lucas Silva, Paulo Miranda

Fortaleza-CE
Felipe Alves;
Gabriel Dias, Paulão, Wanderson e Carlinhos;
Ronald (Derley), Felipe e João Paulo (Yuri César);
Romarinho, Wellington Paulista (Igor Torres) e Osvaldo (Bruno Melo).
Técnico: Enderson Moreira.
Grêmio-RS
Paulo Victor;
Victor Ferraz, Rodrigues, Paulo Miranda e Bruno Cortez;
Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique e Pinares (Thaciano);
Pepê, Diego Churín (Ferreira) e Alisson.
Técnico: Renato Gaúcho.