Ex-Grêmio, atacante do Santos é eleito Jogador do Mês de setembro no Brasileirão

Marinho marcou quatro gols e deu duas assistências em setembro e conduziu a remontada do Peixe ao topo da tabela

por Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Santos, SP, 09 (AFI) - Líder de assistências e vice-artilheiro! Essas são as credencias de Marinho, eleito o segundo Jogador do Mês do Brasileirão. Em uma disputa acirrada com outros destaques do torneio, o atacante do Santos garantiu o prêmio com gols, passes decisivos e grandes performances com a camisa alvinegra no mês de setembro.

Aos poucos, o Alvinegro se aproxima dos líderes do Campeonato Brasileiro e muito disso gira em torno do alto nível de atuação de Marinho. Dos oito gols marcados pelo Santos em setembro, o ponta marcou quatro.

 Foto: Ivan Storti/SantosFC
Foto: Ivan Storti/SantosFC

Além disso, o atleta deus dois passes para gol nesse período e lidera a competição no quesito assistências – com quatro ao todo. Animado pelo momento e a premiação, o santista atribuiu a conquista ao trabalho em grupo.

"O trabalho é coletivo, pois sem meus companheiros eu não estaria aqui levantando esse troféu de Jogador do Mês. Agradeço todo staff, comissão técnica e jogadores nessa caminhada para galgar coisas maiores. Que eu possa estar sempre aparecendo aqui para receber esse prêmio a cada mês. Não estaria aqui seu meus companheiros", disse Marinho.

No mês passado, Marinho havia ficado na segunda colocação e bateu na trave por pouco, ficando atrás apenas de Thiago Galhardo, do Internacional. Em setembro, a disputa acirrada com Keno, do Atlético-MG, foi até os últimos votos, mostrando o alto nível apresentado pelos atletas a cada rodada.

"O Galhardo ganhou o primeiro e é um cara que eu tenho uma amizade muito grande, assim como o Keno. Acredito que esses jogadores vão dar continuidade dessa disputa acirrada até o fim do campeonato. Desejo sorte para eles e estaremos aí nessa luta pelos próximos", completou o jogador.

Marinho, o Jogador do Mês de setembro do Brasileirão
Em seu primeiro jogo no mês, diante do Vasco da Gama, na Vila Belmiro, Marinho deixou sua marca. Com gol em cobrança de falta perfeita, o atacante foi fundamental no empate do Peixe contra o Gigante da Colina. Na partida seguinte, o ponta fez a vez de garçom e serviu Felipe Jonatan, autor do único tento do confronto fora de casa com o Ceará, no Castelão.

Embalado pelo triunfo fora de casa contra o Vozão, o Peixe teve uma atuação de gala contra o Atlético-MG em seguida, na Vila Belmiro. Diante do atual líder do Brasileirão, o Santos se impôs e venceu a disputa por 3 a 1. Destaque, claro, para Marinho, que marcou dois gols no confronto.

A regularidade de Marinho, elevada ainda mais após a chegada do técnico Cuca, se manteve na rodada seguinte. Em um clássico SanSão equilibradíssimo, Marinho foi primordial para evitar o revés do Peixe. O Tricolor Paulista vencia por 2 a 1, quando o atacante – novamente de falta – balançou a rede e deu números finais ao duelo.

Marinho recebeu o troféu de Jogador do Mês de Setembro - Foto: Ivan Storti/Santos
Marinho recebeu o troféu de Jogador do Mês de Setembro - Foto: Ivan Storti/Santos

No quinto compromisso do Alvinegro em setembro, empate em 0 a 0 contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. Apesar do marcador inalterado, Marinho foi um dos destaques da partida, criando as principais chances de perigo da disputa no Estádio Nilton Santos.

O mês do Peixe no Brasileirão se encerrou com um empate em 1 a 1 diante do Fortaleza, na Vila. Como não poderia deixar de ser, Marinho também brilhou. Decisivo, como de costume, na bola parada, o atacante colocou a bola na cabeça do lateral Madson, que marcou o gol do Santos na ocasião.

Votação
A votação de setembro para Jogador do Mês foi equilibrada até o fim. Citado por 17 jornalistas, narradores e comentaristas em primeiro lugar, Marinho apareceu ainda 8 vezes em segundo e 3 em terceiro, somando 112 pontos.

Em seguida, Keno, do Atlético-MG, veio em segundo com apenas três pontos de diferença, somando 16 indicações em primeiro, 8 em segundo e 5 em terceiro. Thiago Galhardo, do Internacional, vencedor no mês passado, encerra o top 3. Everton Ribeiro, do Flamengo, foi o outro jogador a receber um voto como primeiro colocado.

Confira algumas das estatísticas de Marinho em setembro:
Gols: 4
Assistências: 2
Jogos: 6
1 vitória, 4 empates e 1 derrota (38,8 % de aproveitamento)

Veja como ficou a votação completa do Jogador do Mês de setembro no Brasileirão: