Goiás x Bahia - Briga de times que lutam para fugir do rebaixamento à Série B

Esmeraldino é o lanterna com nove pontos, enquanto o Tricolor baiano tem 15 pontos e ocupa a 17.ª posição

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO,16 (AFI) – Dentro da zona de rebaixamento, Goiás e Bahia se enfrentam, nesta sexta-feira, às 20 horas, no Estádio da Serrinha, em Goiânia, pela 16.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se o Goiás é o lanterna com apenas nove pontos, o Bahia não pode contar vantagem porque ocupa a 17.ª posição, com 15 pontos, abrindo a zona de descenso. Entre eles aparecem o Athletico-PR, com 15 pontos, e o Red Bull Bragantino com 12.

Na rodada passada, o Goiás perdeu para o Atlético Mineiro, por 3 a 0, no Mineirão. Mas na terça-feira, em jogo atrasado da 11.ª rodada, perdeu para o Flamengo, por 2 a 1, no Maracanã, sofrendo o gol da derrota aos 50 minutos do segundo tempo - marcado por Pedro.

O Bahia ameaçou uma reação coma chegada de Mano Menezes, mas na última rodada (15.ª) perdeu para o Fluminense, por 1 a 0, no Rio de Janeiro.

No histórico, os times se enfrentaram 26 vezes pela Série A, com 11 vitórias do Goiás contra 9 do Bahia e 12 empates. A última partida entre eles aconteceu em 2019, quando o Esmeraldino venceu por 4 a 3 pela Série A no estádio Serra Dourada.

DESFALQUE ESMERALDINO!
Em meio a protestos da torcida pela má fase do clube no Campeonato Brasileiro, Enderson Moreira, bancado pela diretoria do clube, terá novamente muitos desfalques para escalar o Goiás diante do Bahia.

Goiás x Bahia se enfrentam nesta sexta
Goiás x Bahia se enfrentam nesta sexta
O treinador não poderá contar com o lateral Yago Rocha, os volantes Gilberto e Sandro, além dos atacantes Kevin Quevedo, Lucão do Break, Mike e Victor Andrade, todos vetados pelo Departamento Médico.

Mas nem tudo é problema no Goiás. O volante Breno está recuperado de uma fratura no nariz e deverá retormar sua posição entre os titulares, formando o meio de campo com Daniel Bessa, Keko Villava e Shaylon. Já Sebástian Salazar, que cumpriu suspensão, poderá ficar como opção no banco de reservas.

A tendência é que Enderson Moreira ainda não aproveite os jogadores recém-contratados pelo clube, como os volantes Ariel Cabral, ex-Cruzeiro, e Gustavo Blanco, ex-Atlético-MG, além do atacante Fernandão, ex-Bahia.

QUEM JOGA NO BAHIA?
Sem ainda poder com o meia Rodriguinho, com uma fissura no pé, e com o lateral João Pedro, em recuperação de uma cirurgia no joelho, o técnico Mano Menezes irá a campo com o que tem de melhor no time do Bahia para o duelo frente ao Goiás nesta sexta-feira, às 20h, no estádio da Serrinha. Elias não participou do último treino, mas deverá ser mantido na equipe titular.

"Naturalmente, temos alguns desgastes. Temos Rodriguinho fora por um período um pouco maior, vamos avaliar como os jogadores se recuperam. E aí vou decidir a equipe. Temos uma possibilidade boa de manter uma base em quase toda totalidade senão sua totalidade", disse Mano Menezes.

Na zona de rebaixamento, com 15 pontos, e pressionando com a sequência ruim de resultados, Mano Menezes tenta ainda limpar sua 'ficha'. O treinador poderá ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter chamado o árbitro José Mendonça da Silva Junior de 'vagabundo'. Durante a semana, deu entrevista coletiva pedindo desculpas pelo ocorrido.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
16ª rodada
Data
16/10/2020
Horário
20h00
Local
Serrinha - Goiânia (GO)
Árbitro
Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)

Assistentes
Thiago Henrique Farinha (RJ) e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)

Cartões Amarelos
Goiás-GO: David Duarte, Caju, Rafael Moura, Fernandão
Bahia-BA: Lucas Fonseca, Rossi, Juninho, Elias

Cartões Vermelhos
Bahia-BA: Rossi, Élber
Gols
Goiás-GO: Vinícius Lopes 5' 2T
Bahia-BA: Fessin 49' 2T
Goiás-GO
Tadeu;
Edilson, David Duarte, Fábio Sanches e Caju;
Ariel Cabral (Miguel Figueira), Ratinho (Salazar), Shaylon (Douglas Baggio);
Keko (Pintado), Vinícius Lopes e Rafael Moura (Fernandão).
Técnico: Enderson Moreira
Bahia-BA
Douglas;
Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba;
Gregore, Elias e Daniel (Marco Antônio);
Clayson (Élber), Rossi (Fessin) e Gilberto (Saldanha).
Técnico: Mano Menezes