Botafogo x Fluminense - Flu 'estreia' técnico em jogo com crise dos dois lados

Clássico será o primeiro jogo de Marcão no comando do Flu após ter sido efetivado

por Agência Futebol Interior

Rio de Janeiro, RJ, 05 (AFI) - O clássico entre Botafogo e Fluminense deste domingo promete muita pressão para os dois lados, que vivem momentos desesperadores na disputa do Brasileirão. Com crise para dar e vender, os dois rivais se enfrentam a partir das 16 horas, no Engenhão , em jogo válido pela vigésima terceira rodada.

O Fluminense está pior colocado na tabela, com 22 pontos, na boca da zona de rebaixamento, em décimo sexto lugar, mas venceu o Grêmio por 2 a 1 na rodada e ganhou novo fôlego. Até por isso, o até interino Marcão foi efetivado como treinador. O Botafogo está cinco pontos acima, em décimo segundo lugar, com 27 pontos, e vem de três derrotas seguidas.

COBRANÇA
As três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro fizeram a torcida do Botafogo utilizar a semana para protestos antes do clássico. Depois da invasão do treino na quarta-feira, um grupo de cerca de 30 torcedores foi até a sede de General Severiano nesta sexta à tarde para cobrar os dirigentes, mas não encontrou nenhum integrante da diretoria.

Estes insatisfeitos botafoguenses tiveram acesso ao local liberado, mas não havia nenhum representante do clube para ouvi-los. Enquanto isso, a equipe treinava no Engenhão visando o duelo de domingo.

Foto: Mailson Silva / Fluminense
Foto: Mailson Silva / Fluminense
Além dos cartolas, o técnico Eduardo Barroca está pressionado, pois também foi alvo de pichações na sede após a derrota para o Fortaleza na segunda-feira, precisou conversar com torcedores na invasão ao Engenhão na quarta e sabe que um novo revés no clássico pode ser decisivo para motivar a sua demissão. Desde que assumiu a equipe, ele acumula 12 vitórias, cinco empates e 16 derrotas, um aproveitamento de 41%.

EFETIVADO
Depois de uma manhã que ficou marcada no Fluminense pela homenagem ao Altair, ídolo tricolor que faleceu em agosto e teve o seu nome fixado em uma placa para batizar um dos campos do CT do time carioca, a direção do clube anunciou, no início da tarde de sexta-feira, que Marcão foi efetivado como técnico da equipe para a continuidade deste Brasileirão.

Ele vinha ocupando o cargo como interino após a demissão de Oswaldo de Oliveira, ocorrida no dia 27 de setembro, e agora foi confirmado no posto de forma definitiva. A decisão do clube foi oficializada após o elenco comandado por Marcão realizar o penúltimo treino antes do clássico.

"O Marcão é o treinador do Fluminense, dará seguimento no Campeonato Brasileiro. Ele será técnico do Fluminense enquanto entendermos que ele deva ser. Enquanto der certo, e nós entendemos que dará. O Fluminense não está procurando treinador. Desde a saída do Oswaldo, nunca procurou. Nossa ideia é ter o Marcão como treinador", anunciou Paulo Angioni, diretor executivo do clube, em uma entrevista coletiva que também contou com participação do presidente Mário Bittencourt.

Ficha Técnica

Fase
Única
Rodada
23ª rodada
Data
06/10/2019
Horário
16h00
Local
Engenhão - Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro
Rodolpho Toski Marques - PR

Renda
R$ 255.885,00
Assistentes
Bruno Boschilia - PR e Rafael Trombeta - PR

Público
11.004 pagantes (12.404 total)
Cartões Amarelos
Botafogo-RJ: Joel Carli, Diego Souza, Gilson, Victor Rangel
Fluminense-RJ: Allan

Gols
Fluminense-RJ: Yony González 34' 1T
Botafogo-RJ
Gatito Fernández;
Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Gilson;
Cícero, Gustavo Bochecha (Leo Valencia), João Paulo e Diego Souza; Luiz Fernando (Rodrigo Pimpão) e Vinícius Tanque (Victor Rangel).
Técnico: Eduardo Barroca
Fluminense-RJ
Muriel;
Gilberto (Igor Julião), Nino, Digão e Caio Henrique;
Allan, Daniel (Guilherme) e Ganso (Wellington Nem);
Yony González, João Pedro e Nenê.
Técnico: Marcão